O tema Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio – PPCI será motivo de debate em Audiência Pública, em data ainda não definida, segundo adiantou o Deputado Estadual Luiz Fernando Mainardi. O anúncio aconteceu neste final de manhã, quando o deputado participou de uma conversa com o presidente da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS – FEESSERS Milton Kempfer.
O PPCI é uma exigência legal para a avaliação contra incêndio e tem por objetivo reduzir a possibilidade de ocorrência deste tipo, proteger a vida dos ocupantes das edificações, minimizar a propagação do fogo e reduzir os danos materiais.
As Santas Casas e hospitais filantrópicos, maioria centenárias, são edificações que tiveram início com pequenos prédios e na medida das necessidades foram sendo ampliadas. Em geral, tornaram-se prédios enormes, cheios de setores que se interligam, com grande quantidade de internados e pessoas que circulam, porém devido às dificuldades financeiras, grande parte delas não cumpre a lei do PPCI.
Com essa audiência pública a proposta é criar uma fonte de recursos, para que todas estas instituições possam ter seu PPCI. Esta é uma medida que pode evitar tragédias futuras, alega o deputado Mainardi, que já foi prefeito de Bagé e conhece bem a história da Santa Casa local.
O presidente da FEESSERS entendeu como fundamental o debate, pois realmente, em caso de sinistro, teríamos uma tragédia incalculável e, para evitar tal situação, a federação se colocou à disposição para ajudar na organização e encaminhamentos referentes ao tema.