A negociação da Convenção Coletiva Unificada de 2013 foi a pauta da reunião realizada na manhã de hoje (10), na sede da Fehosul, em Porto Alegre. O encontro reuniu o presidente da Feessers, Milton Kempfer, integrantes de diversos Sindisaúdes filiados e representantes da Federação Patronal.
O objetivo do encontro foi debater alguns itens da pauta de negociação, que tem como foco as cláusulas sociais – os reajustes salariais também foram discutidos, mas a ideia é de que continuem sendo negociados através dos Sindicatos.
Entre as principais cláusulas defendidas pelos representantes dos trabalhadores estão a redução da jornada de trabalho, a multa por atraso no pagamento dos salários, a dispensa dos trabalhadores para atendimento no SUS, a estabilidade no auxílio doença, licença maternidade de 180 dias e auxílio creche, entre outros.
“A ideia é de que esta Convenção estadual seja um guarda-chuva, que resguarde os direitos dos trabalhadores, mas respeitando as negociações realizadas individualmente em cada Sindicato. Este é o início de uma nova construção conjunta e, na medida em que formos padronizando e adaptando às realidades das bases, no futuro poderemos ter um único acordo estadual”, afirmou Kempfer.
De acordo com Cláudio José Allgayer, presidente da Fehosul, todas as reivindicações serão repassadas aos Sindicatos Patronais em assembleia geral. E, após a definição, uma nova reunião será realizada para o seguimento da negociação.
Reajuste salarial
Durante a reunião também foi reivindicada a manutenção de todas as cláusulas sociais mais o reajuste salarial de 10% para os Sindicatos que ainda não fecharam a Convenção Coletiva de 2013, tais como Cachoeira do Sul, Lajeado, Ijuí, Cruz Alta, Santo Ângelo, São Gabriel e Santa Rosa. De acordo com Allgayer, é possível que esta negociação seja resolvida até a segunda quinzena de dezembro. “Estamos caminhando no sentido de fechar esses acordos”, afirmou.
Graziele Corrêa – Mtb 14.890