Últimas Notícias

PASSO FUNDO COMEÇA OPERAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO

O SINDISAÚDE está acompanhando a ação por meio de sua diretora de Finanças, Maria Tedesco.
A força-tarefa, que busca adequar saúde e segurança no trabalho em hospitais no Rio Grande do Sul e já esteve nos hospitais Mãe de Deus e Conceição (em Porto Alegre), Unimed Caxias do Sul, Tacchini (em Bento Gonçalves) e Dom João Becker (Gravataí).
Começou, às 8h da terça-feira (04/03), na Associação Hospitalar Beneficente Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo, a sexta operação da força-tarefa de adequação das condições de saúde e segurança no trabalho em hospitais no Rio Grande do Sul. A unidade está localizada na rua Teixeira Soares, 808, Centro, e possui 3.200 trabalhadores. O grupamento operativo é coordenado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O objetivo é investigar condições de saúde e de segurança dos trabalhadores, em todos os postos de trabalho, à semelhança do que é feito nos frigoríficos, desde janeiro de 2014. Os principais problemas enfrentados no setor são doenças de coluna pelo esforço de movimentar pacientes, acidentes com perfurocortantes e contaminação biológica.
O grupo foi recebido pelo superintendente-executivo, Ilário Jandir De David, que designou o gerente de Recursos Humanos, Jairo Davoglio, como interlocutor pelo hospital. Foram solicitados 75 documentos ao nosocômio. Os integrantes da operação se dividiram em quatro equipes para otimizar a fiscalização: ergonomia, saúde do trabalhador e da trabalhadora / dimensionamento de pessoal, segurança e habilitação / responsabilidade profissional. A inspeção deverá se estender até a próxima sexta-feira (7/4), quando a empresa será notificada do resultado. No final da tarde dessa segunda-feira (3/4), os integrantes da força-tarefa reuniram-se para ultimar os preparativos da operação.