Cassimiro Cruz presidente do Sindisaúde de São Gabriel participou no dia 10 de abril, às 18 horas, de Audiência Pública para discutir a gestão do Hospital Regional de Santa Maria, seu funcionamento e o inicio do atendimento à população. O ato aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria.
Inicialmente o Hospital foi construído com recursos públicos para atender 100% SUS. Hoje a proposta do governo é entregar a instituição para a iniciativa privada, através de convênio que estabelece 60% SUS e 40% privado.
Foi criada uma comissão para tratar do assunto, que vai fazer encaminhamentos para os órgãos constituídos, inclusive para o Judiciário. Defendemos que o Hospital seja 100% SUS e administrado pelo poder público municipal, estadual ou federal, visto que foi construído com recursos públicos.
Os presentes na audiência lamentaram a ausências de várias autoridades convidadas, entre elas o Prefeito Municipal e Secretário de Saúde de Santa Maria Jorge Pozzobom e o Secretário Estadual da Saúde João Gabbardo dos Reis.