O dia escaldante de sexta-feira, 08/02, não impediu a presença massiva dos novos e reeleitos diretores do Sindsaúde São Gabriel, que fizeram da posse um momento para aprendizado, alegria e muita emoção e também de comemorar os 30 Anos do sindicato.
Participaram como convidados o presidente da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS – FEESSERS, Milton Kempfer e o diretor financeiro da entidade Carlos Airton Weber dos Santos, a diretora-presidente do Sindisaúde Santiago e a diretora do sindicato respectivamen te Margarete Resmini e Bruna Francine Dalenogare Cecheto e o diretor do sindicato da alimentação Sidiomar da Silva Silva.. O evento entusiasmou o presidente reeleito, Cassimiro dos Santos Cruz, que acredita “na luta em favor dos trabalhadores, como o único caminho possível para evitar uma tragédia ainda maior do que a Reforma Trabalhista, principalmente quando a previsão de aposentadoria é ainda mais esmagadora da população brasileira”.
FORMAÇÃO
A Formação Sindical começou com o presidente da FEESSERS Milton Kempfer, falando sobre o que é, de fato, um sindicato, a federação e confederação, origem e importância da manutenção destas entidades em defesa do trabalhador. Milton observou “que muitos comemoraram o fim do imposto sindical, mas não se deram conta de que apenas os sindicatos dos trabalhadores foi atingido, as entidades patronais continuam a receber os impostos, pagos pelos próprios funcionários, para que possam tirar seus direitos”. O Sistema S (Senac Senai e Sesc) segue firme.
Também foi trabalhada as questões da Comunicação, que envolvem informação, cuidado com a disseminação de notícias, postura sindical e comprometimento com o coletivo, onde cada um dos diretores passa a ser o próprio sindicato, mas acima de tudo, o representante da categoria e, portanto, deve atuar como líder e não mais como indivíduo.
Representante da assessoria jurídica a Dra Caroline Antonello tratou do tema Previdência Social e dos riscos que os brasileiros de classe baixa estão correndo de sequer conseguirem se aposentar. De acordo com Caroline, o que está na pauta hoje, além de achatar ainda mais os salários, desvincula os reajustes da aposentadoria a partir do salário mínimo, determina que os novos contratos tenham desconto em torno dos 10% para uma capitalização a título de aposentadoria e ainda especifica um teto inferior ao salário mínimo para grande parte da população.
Para a Dra Caroline também será um caos a discussão com a patronal, porque a extinção do Ministério do Trabalho e a desestruturação financeira dos sindicatos deixarão os trabalhadores isolados. Só há um caminho possível para ir em frente, diz Caroline, a união e o fortalecimento das entidades, de forma consciente, através da filiação sindical.
POSSE
Marcada pela emoção do presidente reeleito e dos diretores do Sindsaúde São Gabriel, a posse para o novo mandato foi uma forte demonstração de vontade, garra e determinação em fazer diferença.
Muito emocionado, o presidente Cassimiro dos Santos Cruz foi às lágrimas ao recordar de todo o trabalho de reconstrução do sindicato, que anos atrás funcionava em uma garagem e hoje, “temos sede própria, graças à contribuição sindical exclusivamente”. Cassimiro disse ainda, que todas as conquistas da categoria são frutos de muita luta do sindicato, com apoio da Federação e dos trabalhadores e, “que o trabalho sindical deve ser ainda mais acentuado, dentro e fora dos locais de trabalho, sempre com a perspectiva do coletivo”.
30 ANOS
Fundado em 03/03/1989, o Sindsaúde está comemorando três décadas de atuação ao lado dos trabalhadores. De acordo com o presidente Cassimiro Cruz, o sindicato faz anualmente a campanha salarial e organiza várias atividades durante o ano. Neste período conquistou a sede própria com uma praça ao lado e adquiriu um carro. Na Justiça conquistou vários processos que beneficiaram trabalhadores da saúde.
HOMENAGENS
Após a formação e posse, foram realizadas homenagens a quatro diretoras do sindicato e ao presidente reeleito. A FEESSERS homenageou o sindicato com uma placa comemorativa aos 30 anos e uma placa especial ao presidente Cassimiro dos Santos Cruz, pelo empenho e dedicação dos últimos anos. A placa foi entregue pelo presidente e diretor da entidade, respectivamente Milton Kempfer e Carlos Airton Weber dos Santos.
Atuantes no sindicato, foram homenageadas as diretoras: Celi Moreira Vieira, Eva Maria da Silva Oliveira, Maria Brandina Leandro dos Santos e Sonilda Martins Rodrigues.
Celi Moreira Vieira – Auxiliar de Enfermagem, sócia desde 25/07/1997, faz parte do conselho fiscal do Sindsaúde. Aposentada, continua trabalhando na Santa Casa, participou dos desfiles do Encontro dos Aposentados da Saúde.
Eva Maria da Silva Oliveira – Trabalhou na Santa Casa como Atendente de Enfermagem e Porteira, sócia desde 03/03/1989, participa do conselho fiscal do sindicato. Sagrou-se Princesa e Rainha dos Aposentados.
Maria Brandina Leandro dos Santos – Trabalhou na Santa Casa como Auxiliar de Enfermagem desde 08/07/1995. Aposentada, também foi Princesa e Rainha dos Aposentados, é sócia desde 1998.
Sonilda Martins Rodrigues – Trabalhou na Santa Casa como porteira e Auxiliar em Enfermagem desde 16/06/1976. Aposentada, foi Vice-presidente do Sindsaúde, sócia desde 03/03/1989.
NOMINATA NOVA DIREÇÃO 2019-2023
TITULARES
Cassimiro dos Santos Cruz
Marli Vieira da Luz
Ademir Staggemeier Junior
Clésio Diniz
João Eleo Machado Ribeiro
Zely Santanna da Silva
Eloá Isabel Miller de Andrade
SUPLENTES
André D´Ávila Rodrigues
Angelita Ferreira da Costa
Isa Marta Azambuja Rodrigues
Maria de Fátima dos Santos Bittencourt
Maria Isanete Marques de Moraes
Ana Letícia Dorneles Umpierre
Valeria Machado da Silva
CONSELHO FISCAL
Imá Maria Neves dos Santos
Celi Moreira Vieira
Maria de Lourdes Correa
CONSELHO FISCAL SUPLENTE
Hélio Rui Rodrigues
Eva Maria da Silva Oliveira
Osmar Antônio Rodrigues
DELEGAÇÃO FEDERATIVA
Cassimiro dos Santos Cruz
Marli Vieira da Luz