A Frente Parlamentar em Defesa da Jornada de 30h para a Enfermagem, coordenada pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), esteve reunida nesta quarta-feira, 20/03, para a retomada da mobilização em 2013 teve uma grande participação dos SINDISAÚDES.
Dirigentes dos SINDISAÚDES de Pelotas, Caxias do Sul e São Borja e o SINDISAÚDE-RS estiveram presentes no encontro realizado na Assembléia Legislativa. O fato foi registrado pelo deputado Valdeci, que declarou que irá convidar a todos os sindicatos para se fazerem representar nos próximos eventos da Frente Parlamentar. Ele confirmou sua presença na Plenária Pública Sobre Jornada de Trabalho e Saúde do Trabalhador que será realizada pela FEESSERS no dia 17 de abril de 2013 às em Alegrete.
Ao se manifestar, o diretor de Finanças da Federação, Carlos Airton Weber dos Santos, disse que os técnicos de enfermagem e os enfermeiros devem se candidatar aos cargos eletivos e os seus colegas precisam apoiá-los para que a categoria tenha representatividade.
Segundo o presidente do SINDISAÚDE de Caxias do Sul, Danilo Teixeira, nos 13 anos em busca da aprovação do Projeto de Lei 2295/2000 esta é a primeira vez em que o movimento mostrou força pela sua organização. Afirmou, no entanto, que a enfermagem tem outros desafios pela frente como a luta por um piso nacional.
O presidente do SINDISAÚDE-RS, Gilmar França, afirmou que é fundamental que as novas empresas da área da saúde que venham a se estabelecer já prevejam a instituição das 30 Horas para a enfermagem. Desta forma, disse que o Sindicato vai agendar um encontro com o prefeito de canoas, Jairo Jorge, para propor esta medida na Fundação Municipal de Saúde.
30 Horas nos municípios
Os vereadores Jacqueline Possebom e Everaldo Oliveira, ambos do PDT, compareceram para informar que protocolaram no Legislativo de Santo Ângelo uma proposta de Projeto de Lei para instituir as 30 horas para os profissionais da saúde.
O vereador pelotense Carlos Alberto Santos Passos (Beto Z3) do PT afirmou que também vai criar um projeto para a sua cidade, além de um fórum em defesa das 30 horas.
Também participaram do encontro a presidenta da Associação Brasileira de Enfermagem no Rio Grande do Sul (ABEN-RS), Teresinha Valduga; a presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Nelci Dias; a conselheira do COREN-RS Luci Malickoviski; o diretor administrativo do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre, João Ezequiel Mendonça, além do diretor da Câmara de Vereadores de Barra do Quaraí, Omar Mustafá.
Calendário:
No dia 17 de abril, em Alegrete, Valdeci de Oliveira pretende reunir as entidades presentes ao evento da FEESSERS, às 18h, para avaliar o andamento do movimento. A próxima reunião da Frente Parlamentar da Assembléia Legislativa está marcada para o dia 24 de abril, às 10h.
Rosa Pitsch (MTb-5015)