Últimas Notícias

Redução da jornada de trabalho é dignidade para a categoria

terezinha

Defensora ferrenha das 30 Horas, a presidente do Sindisaúde de Passo Fundo, Terezinha Perissinotto falou emocionada durante a 5ª. Plenária Pública sobre Saúde do Trabalhador, lembrando que “para nós está claro que queremos a redução da jornada, porque isto significa também ter dignidade de vida”.
Pelo menos nos hospitais da nossa base, disse Terezinha, “os nossos profissionais estão trabalhando no limite do stress, no limite da sua capacidade física e, não é raro ver um de nós surtando dentro dos hospitais. Isto, pela quantidade de pacientes, pela forma como muitas vezes usam da força e da repressão pra fazer com que cumpram tarefas, pelo assédio moral, pelas várias formas de exploração, na grande maioria são os técnicos e auxiliares os que no final das contas, tem que responder por todos”.
Enfática, a presidente do Sindisaúde Passo Fundo continuou: “Queremos as 30 horas porque somos gente, nós precisamos comer, dormir e vestir para poder dar conta dos hospitais, lá, onde 80% ou mais dos procedimentos são realizados por técnicos e auxiliares”.
Muito aplaudida pelos mais de 200 trabalhadores presentes, Terezinha disse não querer discutir quem vai pagar a conta, mas sim, quem vai resolver o problema da categoria, de fato. Quem vai garantir o salário digno, capaz de trazer além do pagamento das contas no final do mês, a valorização de cada um, como ser humano.
“Não temos sábado, domingo nem feriado”, então merecemos condições dignas pra suportar tudo com dignidade, mas principalmente com qualidade de trabalho e de vida, finalizou.