Últimas Notícias

SÃO GABRIEL

FORMAÇÃO PARA DIRIGENTES É FUNDAMENTAL

Parar algum tempo e aprender, sempre é uma grande oportunidade de crescimento em qualquer área. Assim foi em São Gabriel na tarde de hoje, 24/11, com a participação dos diretores do Sindisaúde São Gabriel em painel sobre Formação Sindical, com a presença do presidente e diretor financeiro da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS – FEESSERS, Milton Francisco Kempfer e Carlos Airton Weber dos Santos respectivamente. Para o presidente do sindicato, Cassimiro dos Santos Cruz a luta pelas políticas sociais em meio aos fortes ataques e retiradas de direito dos trabalhadores, precisa de dirigentes informados e capacitados para a defesa instransigente da democracia sindical. Também estava presente o assessor jurídico, Dr Luiz Henrique Soares.

O presidente da FEESSERS apresentou documento onde fala sobre a importância dos sindicatos e o seu papel na luta representativa dos trabalhadores. Para Milton Kempfer, os sindicatos existem para tentar equilibrar as relações entre capital e trabalho. Sem os sindicatos, os trabalhadores não teriam reajustes de salários, jornada de trabalho, benefícios sociais, adicionais e pisos salariais, também não teriam amparo nas demissões. “Nem teríamos uma legislação trabalhista, pois foi através da pressão dos sindicatos e dos partidos políticos afins, que conquistamos direitos como: férias remuneradas, descanso semanal remunerado, insalubridade, FGTS e aposentadoria”, reforçou ele.

Entre outros pontos, também falou sobre organização sindical, o papel dos dirigentes, os diferentes sistemas de governo, regimes de governo, sistemas políticos econômicos, comunismo e socialismo e instituições públicas como Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Poder Legislativo, Poder Legislativo, Poder Judiciário e Poder Executivo. Os temas foram bem apropriados pelos dirigentes sindicais que consideraram relevantes para o crescimento do grupo.