Últimas Notícias

Aposta da Federação é de avanço nas negociações com Sindiberf

Na entrega da pauta de reivindicações à Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos e ao Sindiberf, na manhã de sexta-feira, dia 1º/03, o diretor-presidente da FEESSERS, Milton Kempfer, ressaltou que a entidade construiu uma relação com a patronal na busca de melhorar o investimento na saúde.“Através dela, esperamos melhorar os resultados da nossa negociação”, disse. Ele lembrou o movimento Saúde Rio Grande, onde a Federação esteve ao lado da  Federação dos Hospitais e que resultou no aumento do investimento do Estado em saúde.

Por conta disto, Milton afirmou que os trabalhadores da saúde tiveram uma maior estabilidade financeira e até aumentos reais. O presidente do SINDIDSAÚDE-RS, Gilmar França, observou que em sua base conseguiu fechar acordos com vários hospitais com reajustes acima da inflação: Vila Nova e Santa Casa: 6,5% (INPC) mais 10%; Parque Belém: 6,5% (INPC) mais 11% e Nossa Senhora das Graças  (Canoas): 6,5% (INPC) mais 17,58%.

Milton lembra que esta realidade se estende ao interior também. “Na Santa Casa de São Gabriel, por exemplo, em 2012 os funcionários receberam aumento real de 14,75% e em 2013, 10%”. Para Gilmar, “a intenção de sair em busca por mais recursos tem se mostrado uma decisão eficiente, pois vemos estes recursos serem canalizados também para as folhas de pagamento”.

Ao comentar um dos itens destacados na pauta – A Saúde do Trabalhador da Saúde  – a diretora da FEESSERS, Neuza Rambo, lembrou que em alguns casos os exames periódicos se resumem à medição da pressão. Segundo ela, “a taxa de adoecimento e de afastamento dos profissionais é muito alta e esta questão deve ser revista”.

Sindiberf

Ao receber a pauta, o presidente do Sindiberf, Francisco Ferrer, ressaltou a participação decisiva dos trabalhadores na busca do aumento do financiamento público. Julio Mattos, presidente da Federação dos Hospitais, disse que via pautas “que merecem toda a nossa atenção e por isso vamos buscar progressos importantes nas negociações”.

Participaram da audiência na sede do Sindiberf, em Porto Alegre, os diretores Emerson Pacheco e Carlos Airton Weber dos Santos.

Rosa Pitsch (MTb-5015)