Últimas Notícias

CANOAS: trabalhadores convocam sindicato; intenção é paralisar

Indignados com os atrasos no pagamento das férias que já vinham ocorrendo nas últimas semanas e, agora, com atraso também de salários, os funcionários do Hospital Nossa Senhora das Graças, o “Gracinha” de Canoas, convocaram o sindicato para uma reunião, que ocorreu ontem no auditório do hospital. No encontro, as mais de 100 pessoas presentes relataram ainda casos de assédio moral. Ao final da reunião, decidiu-se pela realização de uma assembleia de caráter deliberativo nos próximos dias.

Trabalhadores solicitaram realização de assembleia deliberativa, onde podem definir por paralisação. Julio Duarte (camiseta rosa) e Julio Appel (branco) comandaram a reunião
“Uma reunião entre sindicato e trabalhadores não tem caráter deliberativo, o que nos impede de votar uma paralisação desde já. Assim, optamos pela convocação do instrumento que nos permite essa decisão, que é a assembleia deliberativa, convocada por edital”, comentou o diretor de Assuntos do Interior, Júlio Duarte. Além de Duarte, estiveram presentes à reunião, representando o Sindisaúde-RS, o vice-presidente, Julio Appel, o diretor João Luiz Gonçalves, e a delegada sindical do Gracinha, Maria Helena Alves.
Situação
Os salários deveriam ter sido pagos até o quinto dia útil, o que não ocorreu. Como justificativa, o superintendente do hospital, Rogis Marinho, informou aos diretores do sindicato que, além da atual falta de verba, a prefeitura deixará de ser avalista em empréstimos da instituição para pagamento da folha salarial. Marinho acredita que existem soluções alternativas, mas pediu em torno de dez dias para resolver os problemas.
Tensão
Antes da reunião, os trabalhadores estiveram exaltados devido à presença de duas pessoas, segundo eles, ligadas à direção. “Realizamos uma votação simbólica pela retirada de ambos do auditório. Conforme a decisão unânime das categorias, solicitamos a saída deles do local”, comentou Appel.
Do site do SINDISAÚDE-RS