Últimas Notícias

CAXIAS DO SUL CAMPANHA CUIDANDO DE QUEM CUIDA SUPERA EXPECTATIVAS

Sindisaúdes comemoram o debate e a atenção aos trabalhadores

O debate em Caxias do Sul na tarde de ontem, 21/10, confirmou e superou as expectativas em torno do debate sobre a saúde dos trabalhadores. A Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS – FEESSERS e os Sindisaúdes filiados, com apoio do SERGS e CORENRS estão realizando uma jornada em suas regiões, levando a campanha Cuidando de quem cuida. Cuida melhor do outro, quem cuida bem de si. Já foram realizados eventos em Passo Fundo, Santiago, São Borja e Alegrete e, na próxima semana acontece em Pelotas e Bagé e, dia 4 de novembro em São Gabriel.

Plateias atentas e questionadoras estão ajudando nesta importante discussão. Para o presidente da FEESSERS Milton Kempfer a campanha voltada para a saúde geral das pessoas que cuidam dos doentes foi um acerto, porque despertou os trabalhadores para algo que sequer percebiam: o descuido com a própria saúde. E, muitos são os motivos dos cuidadores, entre eles o estresse diário, o assédio moral, a competição diária no trabalho, entre outros.

Entre os dados preliminares já se sabe que um a cada 20 trabalhadores já teve alguma doença e ficou afastado do trabalho. Dado que preocupa demais as entidades envolvidas no projeto.

Diretor da CNTS Valdirlei Castagna se mostrou entusiasmado com os resultados até o momento e colocou a entidade à disposição para dar continuidade a este trabalho, seja com novos eventos ou pesquisas qualitativas, fundamental para identificar a real situação dos cuidadores. Danilo Teixeira presidente do Sindisaúde Caxias do Sul ressaltou a importância da multiplicação das informações, para que homens e mulheres entendam que é preciso passar por cima dos preconceitos e buscar a ajuda médica, para em caso positivo, tratar e eliminar o problema já no início do processo.

Palestras

Especialista no conhecimento do câncer de mama e da próstata, a Biomédica Fabiane Horbach Rubin alertou para o fato de que as mulheres estão se cuidando menos do que os homens. Contribuem para esta condição a duplicidade de trabalho em muitos dos casos, a tripla jornada (o cuidado com a casa e família) e, com isso, a falta de tempo para si mesma. Já os homens aprenderam a buscar ajuda ou seguem sob os cuidados da mulher.

Outro alerta da Biomédica foi em relação à diabete, que atinge 9 milhões de brasileiros, sendo 5,4 milhões de mulheres e 3,6 milhões de homens. Grande parte deste número alarmante se deve a alimentação sem o cuidado adequado, especialmente com vegetais e açucares. No mundo o número de obesos pulou de 105 milhões em 1975 para 641 milhões em 2015. Dados alarmantes que precisam ser tratados de imediato, diz Fabiane.

Mulheres

Pesquisadora Velonice Cardoso Daros realizou um trabalho voltado para o Perfil dos Casos Notificados de Acidentes de Trabalho com Exposição de Material Biológico em Profissionais de Enfermagem no Município de Caxias do Sul, com orientação da professora Dra. Suzete M. Claus.

Em sua pesquisa, Velonice aponta que 65% dos acidentados estão na faixa dos 20-34 anos e que, entre os acidentes com material biológico 86,6% são técnicos de enfermagem, enquanto 11,6% são enfermeiros. Quanto ao gênero, 92,5% são mulheres e 7,5% homens.

A pesquisa gerou grande interesse e a FEESSERS e CNTS, com apoio do Sindisaúde Caxias e outros sindicatos, ficaram de unir esforços para ampliar a área de coleta de dados.