Últimas Notícias

CAXIAS DO SUL – UMA RADIOGRAFIA DO TRABALHO EM SAÚDE NA SERRA

A Região Serrana é a terceira em número de trabalhadores da saúde com vínculo empregatício em todo o estado, representando 7,6% do número total de empregos. A remuneração média dos serviços de saúde corresponde a 4,4%, porém na massa salarial total representa apenas 3,9%. “Ou seja, o segmento não está sendo prestigiado como deveria e tem baixos vencimentos ”, argumentou ontem (09.03), o diretor do Departamento Intersindical de Estudos e Econômicos – Dieese, o economista Ricardo Franzói.
Ao falar no evento de lançamento da Campanha Salarial Unificada dos Trabalhadores da Saúde do RS, ele observou que o salário médio nas contratações de auxiliares e técnicos de enfermagem efetuadas nos últimos 12 meses ficou em R$ 1.512,00. Também ressaltou que em 2016 houveram 24% mais desligamentos do que contratações na saúde da Região.
Ainda de acordo com estudos do Dieese, Franzói afirmou que os trabalhadores da saúde gastam 44% do seu salário com a cesta básica e que para cumprir todas as necessidades de uma família o salário mínimo deveria ser de R$ 3.658,00.
No evento de ontem, o presidente do SINDISAÚDE de Caxias do Sul, Danilo Teixeira, o presidente da FEESSERS, Milton Kempfer, e a diretora jurídica do Sindicatos dos Enfermeiros do RS (Sergs), Claudia Franco, enalteceram o fato de a Campanha Salarial este ano ser conjunta entre os dois segmentos da saúde.

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sentadas e área interna