Últimas Notícias

COMITIVA DE SINDISAÚDES COMPARECEU À AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O SUS

Encerrado o evento de Lançamento da Campanha Salarial Unificada em Caxias do Sul, ontem (09.03), dirigentes dos SINDISAÚDES de Bagé, Caxias, Cruz Alta, Ijuí, São Gabriel, Pelotas e Santiago dirigiram-se a Porto Alegre, onde compareceram à Audiência da Comissão Especial sobre a Sustentabilidade Financeira do SUS e a participação dos Entes Federados, realizado no Plenarinho da Assembléia Legislativa.
A reclamação de todos foi uma só: a indiferença do governador Ivo Sartori e do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, com os trabalhadores da saúde.
Os representantes lamentaram a ausência do secretário, que se fez representar por uma servidora pública: Meriana Farid El Kek, diretora do Fundo Estadual da Saúde. Eles também criticaram o Governo Sartori pela ineficácia no trato com o setor e mostraram indignação pelo fato de o governador jamais tê-los recebido em audiência.
Em sua fala, o presidente da FEESSERS, Milton Kempfer, lamentou o fato de o Estado não possuir uma conta pública para movimentar os recursos destinados à saúde. Milton afirmou ainda que o Estado falha, quando não fiscaliza a aplicação dos recursos nos hospitais filantrópicos e reclamou que não existe, de fato, nenhuma proposta concreta para a manutenção do SUS.
A presidente do SINDISAÚDE de Pelotas, Bianca D`Carla, expôs a grave situação vivida pela população e pelos funcionários do Hospital de Caridade de Canguçu, que deve encerrar suas portas na próxima segunda-feira, dia 13. “Seu fechamento deve afetar uma população de 110 mil pessoas e desempregar 220 trabalhadores”, observou. Ela também fez um apelo sobre o quadro de desolamento vivido no Pronto Socorro de Pelotas, onde presenciou no dia 06 de março 160 pessoas aguardando atendimento em um ambiente sem ar condicionado e dois técnicos de enfermagem para prestar assistência a 80 pessoas.
“Desmando vergonhoso”, foi o desabafo feito pelo presidente do SINDISAÚDE de São Gabriel, Cassimiro dos Santos Cruz, sobre o fato de o governador não receber os sindicalistas. Para ele, o governo estadual deve fazer o possível para manter em dia os repasses para os hospitais filantrópicos de forma com que os seus trabalhadores possam receber seus salários até o quinto dia útil de cada mês.
“Este foi o segundo dos cinco encontros previstos para Porto Alegre. Outros nove, mais amplos, ocorrerão em macrorregiões, com a finalidade de aproximar a comunidade do debate em relação às consequências do financiamento insuficiente destinado ao SUS”, explicou o presidente da Comissão Especial, deputado Tarcísio Zimmerman (PT).
FEESSERS
Na próxima audiência, dia 22 de março, será a vez da FEESSERS comparecer à mesa de mais uma audiência, junto com o Conselho Estadual da Saúde, a Associação dos Hospitais Públicos e a Federação das Santas Casas.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas, tabela e área interna
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, sala de estar e área interna
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna