Últimas Notícias

Especialistas apresentam painel sobre a homeopatia na medicina e veterinária

Semelhante cura semelhante. O princípio básico da cura através da medicina homeopática foi apresentado na mesa redonda “Discussões sobre Práticas Integrativas e Complementares na Medicina e Veterinária”, durante o Seminário Interno sobre Medicina Alternativa, no dia 31 de julho.

O painel teve a apresentação do médico homeopata Ben-Hur Dalla Porta, Elizandra Pezzetta e Joaquina Pinto Molina, ambas médicas veterinária – consecutivamente, diretor científico, presidente e diretora de veterinária da Liga Homeopática do RS.

Reconhecida há mais de 30 anos no Brasil, hoje, a especialidade médica está presente em 115 faculdades de medicina, sendo exercida por mais de 15 mil médicos no país. Dalla Porta, no entanto, abordou o pouco interesse para o desenvolvimento da área, principalmente no RS.

“Nem todos os profissionais atuantes possuem qualificação. No Estado, por exemplo, nenhuma faculdade contempla o conteúdo. Talvez, o pouco interesse em explorar mais a especialidade se deva em função dos altos lucros que os laboratórios detêm”, explicou.

Outro ponto abordado pelo especialista foi o fato de que a especialidade, mesmo tendo sido instituída pela Portaria 971, em 2006, ainda não foi implementada no Sistema único de Saúde (SUS). “Hoje, nosso trabalho é para que mais pessoas possam ter acesso às terapias homeopáticas”, afirmou.

Aceitação

De acordo com os profissionais, a aceitação da homeopatia pela classe médica requer uma mudança cultural, já que há provas científicas que mostram a resolutividade da especialidade. “Há diversos trabalhos científicos comprovando a eficácia dos tratamentos, mas nos deparamos com a baixa margem de lucro que as medicações possuem. É preciso entender que é um sistema que tem muito a contribuir e não a competir. Há espaço para todas as especialidades terapêuticas”, afirmou Pezzetta.

Terapia também é utilizada em animais

De pequeno à grande porte, os animais também se beneficiam da homeopatia. “Assim como nos seres humanos, valorizamos os sintomas mentais dos nossos pacientes. Analisamos o que faz o indivíduo sofrer, olhando todos os aspectos da sua vida”, explicou Molina.

Para a veterinária, especializada em dietoterapia – tratamento através dos alimentos – tudo começa pela boca. “A medicina preventiva deveria ser o foco sempre, independente se para pessoas ou animais. Também deve levar-se em consideração a epigenética, ou seja, ao estilo de vida e o ambiente em que o paciente vive. Isso influencia diretamente na vida de qualquer um”, retificou.

 

Veja o resumo cronológico da Homeopatia no Brasil

1979 – É fundada a Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB)

1980 – A homeopatia é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (Resolução nº 1000)

1990 – É criada a Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH)

1992 – A homeopatia é reconhecida como especialidade farmacêutica pelo Conselho Federal de Farmácia (Resolução nº 232)

1993 – É criada a Associação Médico-Veterinária Homeopática Brasileira (AMVHB)

1993 – É criada a Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas Homeopatas (ABCDH)

2000 – A homeopatia é reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (Resolução nº 622)

2008 – É reconhecida como habilitação pelo Conselho Federal de Odontologia (Resolução 82)

 

Site da Liga Homeopática do RS – www.ligahomeopaticars.com.br

 

Graziele Corrêa – Mtb 14.890