Últimas Notícias

Federação comemora o dia do trabalhador da saúde encaminhando reivindicações

A diretoria da FEESSERS vai marcar a passagem do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora em Saúde do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (16/05), com uma série de agendas com autoridades e a representação da patronal.

Nos cinco compromissos de amanhã os dirigentes entregam o “DOCUMENTO PELA SAÚDE DO ESTADO” ao governador Tarso Genro e aos secretários estaduais da Saúde, Ciro Simoni, e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social RS, Marcelo Danéris.

No mesmo dia, também o mesmo documento será entregue em audiência com os presidentes da Fehosul, Cláudio Allgayer e da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, Julio Mattos.

Na segunda-feira, dia 20, será a vez da direção da FEESSERS visitar o presidente da Assembléia Legislativa, Pedro Westphalen, e o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, Adilson Troca.

Documento

Ao governo, a Federação agradece ao governador o aumento do percentual de recursos destinados à saúde em 2012 e pleiteia uma modificação de faixa dentro do Piso Regional, criando-se uma específica e maior para os técnicos que trabalham em saúde e que não tenham assegurado um piso em lei federal, como é o caso dos técnicos de enfermagem, de laboratório, nutrição e farmácia, entre outros.

À patronal, a pauta de reivindicações contempla quesitos como reposição total da inflação e aumento real; redução de jornada de trabalho; contratação de mais profissionais; fim do assédio moral; concessão de folgas, limitação das horas extraordinárias e fim da prática do Banco de Horas.

Também lembra a necessidade de cláusulas sociais nos Acordos Coletivos como manutenção de creches, extensão do período de licença-maternidade para seis meses; licença para tratamento de saúde de pais e filhos; atendimento e exames periódicos a fim de prevenir doenças de gênero e ocupacionais; acompanhamento psicológico, espaço para descanso dos profissionais; aplicação da prática de ginástica laboral e acompanhamento e disponibilidade de tratamento aos trabalhadores afastados por doenças e acidentes de trabalho.

12 de Maio

O Dia do Trabalhador e da Trabalhadora em Saúde do RS foi fixado no calendário oficial do Estado em 12 de maio por meio da LEI Nº 13.282, é uma homenagem aos mais de 150 mil integrantes da categoria por meio de proposição do então deputado estadual Fabiano Pereira, atual titular da Secretaria de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos.

AGENDA – Quinta-feira – 16/05/2013

8h30min – Cláudio Allgayer – Fehosul

11h – Julio Mattos – Federação dos Filantrópicos

14h – Ciro Simoni – Secretaria Estadual da Saúde

15h – Marcelo Danéris – CDES

17h – Tarso Genro – Governador


AGENDA – Segunda-feira – 20/05/2013

15h30min – Adilson Troca – Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa

16h30min – Pedro Westphalen – Presidente da Assembléia Legislativa

 

Rosa Pitsch (MTb-5015)