Últimas Notícias

Frente Parlamentar da Enfermagem vai agendar autoridades

Por sugestão do presidente do SINDISAÚDE-RS, Gilmar França a Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa das 30 Horas para a Enfermagem irá agendar reunião com a Secretaria Estadual da Saúde e com as prefeituras de Porto Alegre e de Canoas para tratar de temas relativos a jornada de trabalho dos profissionais da área no novo Hospital Geral da Restinga e Extremo Sul, em Porto Alegre, e da Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC).

Na reunião desta quarta-feira (24), a Frente Parlamentar, coordenada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), definiu como estratégia pautar a reivindicação da redução da jornada de trabalho em todas as atividades alusivas ao Dia da Enfermagem, que é comemorado no dia 12 de maio, como a Semana da Enfermagem de Canoas, dias 13 e 14 de maio, que ocorre na Ulbra.

O encontro serviu para dar o relato da mobilização ocorrida no dia 09 de abril, em Brasília, quando entidades, sindicatos e profissionais da Enfermagem de todo o Brasil se reuniram para sensibilizar e pressionar os deputados federais pela votação do PL 2295/2000. Valdeci destacou também a reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o ato em Brasília.

Gilmar alertou quando ao esvaziamento dos cursos de técnico de enfermagem e o alto número de pedidos de demissão da categoria que o SINDISAÚDE-RS homologa: cerca de 60 ao dia e um acúmulo de 192 pedidos de demissão num período de três meses.

O presidente da FEESSERS, Milton Kempfer, disse ter constatado nas plenárias realizadas no interior que o debate das 30 horas não está conseguindo envolver a categoria. Ele também alertou para o fato de algumas instituições estarem criando cursos técnicos de agente comunitário de saúde, que vão tomar as funções dos técnicos de enfermagem nos ESFs.

Atividades

As próximas audiências públicas devem ocorrer em Pelotas – prevista para junho -, Caxias e Santa Rosa, com datas a serem confirmadas.

A Frente Parlamentar também recebeu o pedido de audiência pública para a cidade de Rosário do Sul, que deve entrar no calendário das atividades. A próxima reunião de trabalho ocorre no dia 05 de junho e trará dados estatísticos sobre os profissionais, os cursos da área, egressos das faculdades e o mercado de trabalho.

Rosa Pitsch (MTb5015)