Últimas Notícias

Governo vai estudar a criação de uma nova faixa salarial para os técnicos de enfermagem

O governador Tarso Genro garantiu hoje (16/05) à tarde que o Executivo fará um estudo para, “no momento oportuno”, implantar uma faixa específica para os técnicos de enfermagem no Projeto de Lei sobre o Piso Regional.

Na audiência em que recebeu a diretoria da FEESSERS e dirigentes de SINDISAÚDES, o governador garantiu ainda que a Rede Escola de Governo da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos poderá desenvolver um programa de qualificação em gestão hospitalar.

Os dois pedidos fazem parte do documento Pela Saúde no Estado, entregues ao Chefe do Executivo e ao secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social RS, Marcelo Danéris.

Uma quinta faixa, segundo a Federação seria justificada pela complexidade dos serviços realizados pelos técnicos em enfermagem; laboratório; nutrição; farmácia; higiene dental, prevenção e combate a incêndio e todos os outros de nível médio que não estejam amparados por legislação federal específica.

Para a FEESSERS, na sua responsabilidade pela execução das tarefas, sobrecarga de trabalho, penosidade e exposição permanente a agentes nocivos físicos, químicos e biológicos em hospitais, clínicas, casas de geriatria, laboratórios e outros, esses profissionais teriam que ter um piso diferenciado.

“Para isto”, dita o documento, “um exemplo a ser considerado é a criação de uma faixa específica por parte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que contemplou já em 2012 um piso inicial diferenciado, de R$ R$ 1.079,83 para estes profissionais.

Tarso Genro disse que os argumentos “foram bem fundamentados” pela FEESSERS.

Para a FEESSERS, muitas instituições necessitam buscar formação para melhor gerir os seus recursos. Marcelo Danéris, presente na audiência, afirmou que vai levar a idéia da capacitação para gestores hospitalares à Câmara Temática da Saúde.

No documento, a Federação agradece a Tarso Genro pelo empenho de seu governo em aumentar o percentual de recursos destinados à saúde em 2012, o quê, segundo o presidente da entidade, Milton Kempfer, resultou na normalização do pagamento de salários e encargos e até avanços financeiros nas convenções coletivas da categoria.

Rosa Pitsch (MTb-5015)