Últimas Notícias

Painel abordou a nutrição com forma de terapia complementar

Com o painel “Práticas Integrativas”, a nutricionista Jacira Gonçalves Santos, integrante do Conselho Federal de Nutrição, abriu o Seminário Interno sobre Medicina Alternativa, realizado no dia 31 de julho, na sede da Federação.

Em seu painel, a profissional falou sobre a estruturação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, publicada pelo Ministério da Saúde em 2008.

De acordo com a apresentação, a implantação da política, além de ampliar as opções terapêuticas, proporciona a valorização e preservação do conhecimento de comunidades de povos tradicionais e promove a geração e renda.

Alimentação

A especialista enfatizou o “terrorismo nutricional” que a sociedade está submetida. “Hoje, a mídia diz o que as pessoas devem ou não comer. Fazem orientações sem nenhuma particularidade. Podemos citar o caso do suco verde e da Goji Berry, propagada como emagrecedor, mas há muitos outros. A sociedade fica perdida com isso”, salientou.

O papel do profissional da nutrição é justamente o contrário, justifica a especialista. “É preciso descobrir junto com o paciente qual o melhor alimento para ele. O ideal é uma recomendação individualizada”, explicou.

Especializada na terapia alimentar chinesa, Santos acredita que toda análise e tratamento alimentar deve ser tratado de forma integrada. “Para resolver qualquer tipo de situação é preciso cuidar da raiz do problema. Entendemos, por exemplo, que se não cuidarmos do fígado, o estômago nunca vai melhorar. E assim acontece com todo o organismo, há uma integração energética entre os órgãos e tecidos”, esclareceu.

Doenças psicossomáticas

As emoções, segundo a especialista, possuem grande influência para o pleno funcionamento do organismo. “É uma via de mão dupla. A emoção pode debilitar os órgãos, assim como um órgão debilitado de forma intensa desencadeia uma série de reações emocionais”, explica. “O pulmão está diretamente ligado com a tristeza, assim o estômago tem sincronia com a preocupação”, exemplifica.

Blog da nutricionista Jacira Gonçalves Santos: http://jacirasantos.blogspot.com.br/

Graziele Corrêa – Mtb 14.890