Últimas Notícias

PELOTAS – SEMINÁRIO SEMANA DA ENFERMAGEM FOI UM MARCO IMPORTANTE

Em um dia de muita inspiração, os professores e alunos do curso técnico de enfermagem da Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Pelotas mostraram-se muito receptivos e participativos ao longo do dia de ontem, 15/05, durante o Seminário Sindisaúde Semana da Enfermagem. O evento aconteceu no auditório do SENAC e foi organizado pelo Sindisaúde Pelotas em parceria com a Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS – FEESSERS, COREN RS, SENAC Pelotas, Unidade cuidativa de cuidados paliativos sem qualquer custo para os participantes e sindicato.

A mesa foi composta pela diretora da Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas, Mariângela Iturriet da Silva, a Coordenadora do curso de enfermagem do SENAC, Enfermeira Viviane Gomes, o Membro do Conselho Estadual de Saúde e Diretor do Sindisaúde São Borja, Carlos Airton Weber dos Santos, presidente da FEESSERS Milton Kempfer, presidente do COREN RS Daniel Menezes de Souza e pela anfitriã, presidente do Sindisaúde Bianca D´Carla.

SINDICATO

Organizado nos três turnos do dia, para oportunizar o maior número possível de estudantes, “o dia foi histórico no sentido do aprendizado e da compreensão que a gente precisa para viver e ser profissional da saúde”, disse a presidente do Sindisaúde Pelotas, Bianca D´Carla. Entusiasmada com os mais de 200 participantes nos três turnos, a presidente observou que o sindicato trouxe a ela muitos desafios, mas o melhor de tudo foi a possibilidade de crescer, de aprender sobre as leis que envolvem os cidadãos profissional e pessoalmente. Destacou a fala do COREN sobre a justa causa com o uso das redes sociais e a necessidade da luta contra a reforma da previdência.

ÉTICA

Primeiro palestrante do Seminário foi o presidente do COREN RS Daniel Menezes de Souza, que falou sobre as Implicações Éticas e uso das redes sociais pelos profissionais de enfermagem. Entre risos e surpresas, os participantes foram sendo instruídos sobre os perigos das redes sociais para a categoria. Aos poucos, Daniel Souza discorreu sobre os artigos do código de ética, direitos e deveres e citou exemplos como técnicos e enfermeiros que postaram fotos em suas redes, mostrando pacientes nos hospitais, até mesmo em UTIs. Todo cuidado é pouco, alertou, o melhor é não arriscar a postagem de qualquer tipo, em especial dentro de uma UTI, onde a esterilização é fator primordial e os celulares são de alto nível de contaminação.

Reforma da Previdência

Também foi muito aplaudido o presidente da FEESSERS, Milton Kempfer que falou sobre a Reforma da Previdência e questionou de forma provocativa o público presente, para pensarem juntos sobre os rumos que a reforma pode dar a cada um dos trabalhadores, caso seja aprovada. “Queremos corrigir as injustiças, mas também exigimos que os grandes devedores, em valores superiores a quatro bilhões, sejam cobrados, que as filhas de militares deixem de ter pensão vitalícia, que os militares, juízes, promotores, deputados, senadores e outros tenham os mesmos patamares de aposentadoria”, enfatizou Milton Kempfer. Mas, o que estamos vendo é o desmonte dos direitos apenas para os mais pobres, “aqueles que ganham um salário mínimo e que pela nova proposta poderão acabar com apenas R$ 400,00 para sobreviver quando e se, conseguirem se aposentar”. E a indignação cresceu, quando o presidente falou sobre a extinção da aposentadoria especial para os trabalhadores em saúde e a importância de todos se unirem contra esta reforma abusiva e seletiva.

HOMENAGENS

Em meio às palestras, a presidente Bianca D´Carla homenageou com uma caixa de doces a funcionária da limpeza do SESC, que passou o dia todo ajudando a manter tudo em dia. Rosemary Moreira ficou emocionada e recebeu com alegria o reconhecimento do seu trabalho.
Também foi homenageada a tesoureira Sandra Maria Gawlinski, que foi a primeira mulher a assumir a presidência do COREN RS. A oportunidade aconteceu em maio de 2018, quando o presidente Daniel Menezes de Souza precisou se ausentar. Para Bianca foi um momento importante, porque é demonstrativo do empoderamento das mulheres e um orgulho para todas.

CABELOS DE AÇO

Após palestrar sobre o projeto Cabelos de Aço/Musicalidade na assistência ao cuidador, a Soldado da Brigada Militar Enfermeira Taiara Rodrigues Cabreira foi homenageada com uma placa pelos colegas da Banda da BM, com direito a apresentação do grupo ao final da sua explanação. A soldado Taiara foi a primeira mulher a participar da banda pelotense e trazer o olhar feminino para as atividades que desenvolvem. Sobre a musicalidade, diz que a música tem efeitos que nem sequer conseguimos imaginar, ajudando na recuperação e aceitação da doença, para uma recuperação mais rápida, ou pelo menos, menos dolorosa.

CUIDADOS PALIATIVOS

Especialista no tema Cuidados Paliativos, a Diretora do Ambulatório de de cuidados paliativos da Universidade Federal de Pelotas, Professora Doutora Julieta Carriconde tem como ideal “zerar a dor total”, o que é um desafio do ambulatório que dirige. Uma proposta ousada e exemplar, onde a rede cuidativa atua de forma multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, fisioterapeutas e outros tantos que formam a rede complementar, “com tudo acontecendo no mesmo lugar”, segundo a professora Julieta. Quem chega à rede, não sai mais dela, isto cria mais empatia, melhor compreensão da situação, mais entendimento do atendimento necessário e um resultado positivo superior a qualquer expectativa.

MUNDO MUDA O TEMPO TODO

O professor Luis (Luis Carlos Silva) o coach motivacional, encantou os presentes e finalizou o evento da semana de enfermagem sacudindo os pré-conceitos. Professor Luis fez rir e refletir, mas chamou a atenção para a síndrome de Gabriela, chegando a fazer com que todos cantassem “eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim…”. Para ele, é preciso romper com esta síndrome, quando alguém diz, eu não mudo, ele diz enfático, “é mentira, porque tudo muda o tempo todo e, embora seja bom ficar na zona de conforto, ainda assim, as mudanças acontecem”.