Últimas Notícias

PORTO ALEGRE – SAÚDE: A MAIOR DELEGAÇÃO NA CONFERÊNCIA ESTADUAL DA CUT

Com 16 integrantes, a representação da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS (FEESSERS) na 4ª Conferência Estadual de Formação da CUT-RS, foi a que teve maior representatividade. E o presidente do Sindisaúde de Cruz Alta Márcio Barboza foi escolhido como delegado, representando a FEESSERS na 4ª Conferência Nacional de Formação da CUT, que se realiza de 27 a 31 de maio, no SESC Venda Nova – Belo Horizonte (MG).

Um dos principais pontos debatidos no evento deste sábado (13/04), nas dependências do SindiPolo, em Porto Alegre, foi o de redimensionar a Política Nacional de Formação, diante dos novos desafios impostos à CUT no cenário de pós reforma trabalhista e do futuro do mundo do trabalho, visando fortalecer o projeto de organização e mobilização da classe trabalhadora.

A secretária nacional de Formação da CUT, Rosane Bertotti, fez um relato sobre os objetivos da 4ª Conferência Nacional. De acordo com ela, o encontro é parte de uma caminhada que busca ampliar a visão dos dirigentes sindicais acerca da realidade. “O processo de formação é importante para despertar o espírito de liderança nos representantes dos trabalhadores e das trabalhadoras, de forma que entendam o papel dos sindicatos da CUT e a sua relação com a base que representam.”

Desafio

“Se o mundo do trabalho está mudando, os dirigentes sindicais não podem ficar indiferentes, mas precisam avaliar o que está ocorrendo, estratégias e novas formas de ação sindical para defender os direitos e impedir retrocessos”, observa o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

Rosa Pitsch – Jornalista Sindisaúde Passo Fundo