Últimas Notícias

Sapucaia do Sul recebe a Plenária Pública sobre Jornada de Trabalho na Saúde

No dia 24 de outubro, a Feessers e o Sindisaúde do Vale dos Sinos promovem a Plenária Pública sobre Jornada de Trabalho na Saúde, no município de Sapucaia do Sul. O evento será realizado às 15h, no Sete de Setembro Campestre Clube – Avenida Rubem Berta 203.

A atividade proporcionará o debate sobre a redução da jornada de trabalho e visa esclarecer os profissionais da saúde quanto aos projetos que já tramitam no Congresso, além de informar à população sobre a realidade enfrentada pela categoria.

“A luta pela redução da carga horária é um avanço, pois não representa apenas a simples diminuição de horas trabalhadas na semana, é sim um investimento em qualificação da equipe de saúde, valorizando a importância e respeitando o trabalho desses profissionais”, afirma o presidente do Sindicato do Vale dos Sinos, Andrei Rex.

Sobrecarga de trabalho

Os mais de 100 mil profissionais da área, 80% mulheres, estão submetidos a um intenso ritmo de trabalho que supera a jornada máxima semanal definida pela Constituição Federal (44 horas semanais). Acrescenta-se ainda, o fato de cumprirem jornadas em regime de plantão 12 x 36, onde em muitos hospitais não existem folgas semanais nem aos feriados. Isto significa que, em uma semana trabalham 36 horas semanais e, em outra, 48 horas. Aqueles que atuam no diurno fazem 6 horas de segunda à sexta-feira e são submetidos a um plantão de 12 horas no sábado ou no domingo.

Plenárias

Ao longo deste ano, a Feessers e os Sindisaúdes filiados realizaram outras plenárias públicas para o debate da redução da jornada de trabalho nos municípios de Cruz Alta, Alegrete, Pelotas, Passo Fundo e Lajeado.

Graziele Corrêa – Mtb 14.890