Últimas Notícias

Secretário da Saúde falou sobre os hospitais com diretoria da Federação

Na quinta-feira, dia 16 de maio, Ciro Simoni afirmou que as prefeituras que quiserem assumir a administração de hospitais em crise terão o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A garantia foi dada em audiência mantida pela direção da FEESSERS, marcando o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora da Saúde do RS.

O secretário disse ter conhecimento de intervenções bem positivas como no caso do Hospital de Caridade de Canguçu e o Hospital de Candelária e entender a preocupação da Federação sobre a situação enfrentada naquelas instituições, que acabam por ocasionar atraso de salários e até demissões no setor.

Além da questão da crise dos hospitais, os dirigentes cobraram uma maior interlocução com a SES, Milton Kempfer, presidente da Federação, argumentou que os SINDISAÚDES é que estão representados dentro das instituições e são quem vê as irregularidades por elas cometidas.

“Gostaríamos de trazer estas informações ao conhecimento da SES e muitas vezes não temos quem nos atenda com a rapidez necessária”, observou o dirigente. Milton disse que uma das demandas se refere a pedidos de informação sobre as contratualizações dos hospitais.

“Temos como prioridade atender as regiões para elas desafogarem os nossos gargalos”, observou Ciro Simoni, afirmando que a Secretaria estará sempre de portas abertas para atender às demandas da Federação que envolvam a gestão dos prestadores de serviço do SUS. Explicou ainda que os hospitais tem tido revistas as suas verbas de acordo com o cumprimento de sua prestação de serviços.

Uruguaiana

Preocupado com a situação do fechamento, há dois anos, do Instituto de Cardiologia (Incar) da Santa Casa de Uruguaiana, o diretor da Federação, Sérgio Odilon Morais da Silva, que é técnico de enfermagem no hospital, questionou o secretário quanto à posição do Estado quanto ao conflito entre a Prefeitura Municipal e a Provedoria do Hospital. Sérgio também o colocou a par do atraso nos salários dos funcionários da casa. Para o secretário a reabertura do Incar pode livrar o Município do descredenciamento da Santa Casa do SUS para serviços de alta complexidade.

No documento Pela Saúde no Estado, entregue ao titular da SES, a Federação pede que o Estado continue a aumentar os recursos destinados à saúde. Insiste, no entanto que eles sejam aplicados em ações e serviços de saúde, excluindo gastos com o Instituto de Previdência do Estado – IPE e hospitais militares, por exemplo.

Rosa Pitsch (MTb-5015)