Últimas Notícias

Trabalhadores da saúde realizam dois eventos em Pelotas

 

Congresso Estadual e debate sobre redução da jornada de trabalho da enfermagem reúnem a categoria e autoridades na cidade

O plenário da Câmara Municipal de Pelotas será palco de dois importantes eventos da FEESSERS – Federação dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul.

Cerca de 200 dirigentes dos 25 SINDISAÚDES filiados à Federação participarão do 11º Congresso Estadual dos Trabalhadores da Saúde, representando os 150 mil trabalhadores de nível médio de clínicas, laboratórios e hospitais de todo o estado. O Congresso – de caráter extraordinário – será realizado no dia 21 de junho de 2013, das 9h às 12h.

Na parte da tarde, no mesmo local, a FEESSERS e o SINDISAÚDE de Pelotas reúnem deputados e outras autoridades que fazem parte da Frente Parlamentar em Defesa das 30 Horas da Assembléia Legislativa. Também estão sendo convidados funcionários de estabelecimentos de saúde e estudantes de enfermagem da Região Sul do estado.

A partir das 14h, a Plenária Pública Sobre Jornada de Trabalho e Saúde do Trabalhador, vai debater as duas propostas que tramitam no Congresso Nacional, tratando sobre a matéria. Um deles, o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que modifica a Constituição e fixa a jornada máxima para todos os trabalhadores em 40 horas semanais.

O outro, o Projeto de Lei 2.295/2000, de autoria do senador Lúcio Alcântara (PSDB/CE) que limita a jornada para os profissionais de enfermagem em 06 horas diárias e 30 semanais.

Ao todo, serão cinco as Plenárias Públicas Sobre Jornada de Trabalho e Saúde do Trabalhador. A primeira foi realizada no dia 07 de fevereiro em Cruz Alta. A segunda foi realizada no dia 17 de abril em Alegrete e mais duas estão sendo agendadas: Lajeado (26 de julho) e Passo Fundo (23 de agosto).

 

Rosa Pitsch (MTb-5015)