As possíveis alterações no modelo de financiamento sindical foram discutidas na tarde de ontem (08), durante conversa com o Secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Messias Nascimento Melo.
Milton Kempfer e Emerson Pacheco, respectivamente, presidente e secretário geral da Feessers participaram do encontro, que ainda contou com a presença de Claudir Nespolo, presidente da CUT-RS e Celso Woyciechowski, representante do Sintae-RS, entre outros.
De acordo com Melo, a possibilidade é de que ainda este ano seja realizado um evento de abrangência nacional para a discussão do tema, que vem sendo foco de diversos projetos.
Em relação às mudanças de financiamento dos sindicatos, Kempfer defende a proposta apresentada pelo Senador Paulo Paim (PT), que prevê a definição da contribuição do imposto sindical através de decisão por meio de assembleia geral. “A categoria definirá qual será o percentual de desconto. Também entendemos que qualquer alteração seja feita de forma gradual”, justifica.
Outro ponto debatido na reunião foi a questão dos pedidos de registros sindicais perante o MTE. De acordo com Kempfer, é necessário que as regras existentes sejam aplicadas e que haja maior agilidade no processo.
Graziele Corrêa – Mtb 14.890