Uma campanha salarial unificada e participativa com consulta à categoria sobre os pontos a serem colocados em pauta pelos SINDISAÚDES nas negociações com a patronal. Este foi o principal ponto decidido pelos diretores da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS – FEESSERS de todas as regiões que participaram no dia 23 de novembro, do Seminário Campanha Salarial 2017.
No encontro, ocorrido em Porto Alegre, na sede da Federação, também foi formada uma comissão, composta por dirigentes dos Sindisaúdes, para já no dia 08 de dezembro iniciar o planejamento da campanha que será lançada em sete regiões que abrangem os 27 sindicatos filiados, cuja agenda também será definida no novo encontro.
Ao abrir o seminário, pela manhã, o presidente da FEESSERS, Milton Kempfer falou sobre a atual conjuntura e as dificuldades que os trabalhadores em saúde estão enfrentando em todas as regiões, que incluem atrasos salariais, demissões, não pagamento de direitos como férias e 13º Salário, falta de qualidade de trabalho, entre outros fatores que já vem sendo denunciados.
Comissão
José Carlos Haas, Terezinha Perissinotto, Rogério Britto, Bianca D ‘ Carla, José Airton Clerice, Andrei Rex, Carlos Gewehr, Carlos Weber e Milton Kempfer.
Em sua explanação, o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (DIEESE), Ricardo Franzói, falou sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/55, que visa limitar o crescimento da despesa da União por 20 anos. Ele enfatizou o desmonte do Estado e a Plataforma de Transferência de renda para o Setor Financeiro que está sendo empreendido pelo Governo Temer.
O assessor especial da CUT-RS, João Marcelo Pereira dos Santos, coordenou o trabalho de traçar os cenários político, econômico e social para a próxima Campanha Salarial, do ponto de vista dos dirigentes dos SINDISAÚDES, ajudando a traçar os próximos passos para a construção da campanha.