Na tarde desta sexta-feira (16/03) representantes da FEESSERS apresentaram a proposta de negociação coletiva de 2012 à Federação Patronal das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e aos Sindiberfs filiados. Do encontro, que ocorreu na sede do Sindiberf de Porto Alegre, a representação dos trabalhadores saiu com a promessa de INPC integral do período e aumento real.
De acordo com Milton Kempfer, membro da Comissão Diretiva Provisória da FEESSERS, o aumento real será discutido nas mesas de negociações com os SINDISAÚDES locais. Na proposta apresentada por Milton, algumas questões foram colocadas como prioritárias: jornadas excessivas, sobrecarga de trabalho, assédio moral e discriminação, salários baixos, falta de creches, garantias de licença para tratamento de filhos e dependentes e falta de uma política de proteção e recuperação da saúde.
Para Kempfer essas questões só serão superadas com um despojamento maior dos empregadores em aceitar a dívida social com os funcionários. ”Da mesma forma, os dirigentes sindicais precisam compreender os limites econômicos das empresas. Em ambos os casos, tendo como foco maior a qualidade de vida e de trabalho”, ponderou.
Conforme o dirigente, a FESSERS tem procurado dialogar sobre a necessidade de melhorar o financiamento dos filantrópicos ao lado das direções dos hospitais na busca de mais recursos para a saúde. “No entanto é perceptível que no conjunto dos hospitais filantrópicos, com os mesmos recursos financeiros, alguns conseguem fazer mais e melhor o que evidencia que precisamos enfrentar situações críticas de gestões inadequadas.”
Conrado Gallo (MTb- 15.267)