Funcionários de clínicas e hospitais e enfermeiros farão campanha conjunta este ano. O lançamento da campanha será na quinta-feira da próxima semana, dia 09, em Lajeado, com a realização de uma assembleia. Será no Parque Professor Theobaldo Dick, a partir das 19h30.
A assembleia vai reunir diretores da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS (FEESSERS) e do Sindicato dos Enfermeiros do RS (SERGS) na cidade, além de dirigentes dos SINDISAÚDES Lajeado, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Santa Maria, trazendo caravanas de outras cidades.
Em todo o Estado, a campanha vai alcançar 120 mil pessoas, entre cem mil trabalhadores da saúde – funcionários de nível médio – e 20 mil enfermeiros. Conforme Carlos Gewer, presidente do SINDISAÚDE de Lajeado e Vale do Taquari, na região são em torno de 4 mil funcionários em hospitais.
Milton Kempfer, diretor-presidente da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS (FEESSERS), disse, hoje, em entrevista à Rádio Independente, que a categoria “perdeu muito nos últimos dois anos” e tem a expectativa de recuperar os salários da categoria nas negociações deste ano. A média salarial do trabalhador em saúde é, hoje, de um salário mínimo e meio, considerado muito baixo para o setor.
Além do reajuste salarial e recuperação da inflação do ano anterior, a categoria luta por aumento real de salário, vale alimentação, auxílio-creche, melhores condições como refeitório e vestiários, além da redução da jornada de trabalho.
O presidente da Federação entende que, mesmo em situação difícil, os hospitais sabem da necessidade de valorizar seus servidores e tem a expectativa de avançar nas negociações neste ano.