Uma chamada para a sindicalização e a certeza de que todos os trabalhadores deveriam estar nas ruas, parando o Brasil. Este foi o consenso na abertura do I Seminário Estadual A Enfermagem Cuidando na Atenção Primária à Saúde, que acontece ao longo do dia no Teatro Dante Barone, promovido pelo COREN-RS. A presidenta do Sindisaúde Pelotas Bianca D´Carla representou a Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS – FEESSERS abrindo sua fala com um sonoro FORA TEMER, FORA SARTORI, seguido de FORA JUNIOR.
Bianca D´Carla levantou o público presente chamando para a conscientização e a importância da sindicalização, para que fortalecidos, os sindicatos possam tentar barrar pelo menos o avanço de tantas perdas de direitos.
Representando Cruz Alta, a secretária geral do Sindiesca Elizandra Dill coordenou em conjunto com o diretor do COREN RS Ricardo Haesbaert a mesa Reafirmando o SUS Público, Universal e de Qualidade. Elizandra é Conselheira do Conselho.
PARTICIPAÇÃO
A mesa de abertura foi composta pelo diretor-presidente do COREN-RS Daniel Souza, o Deputado Estadual Valdeci Oliveira, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS Estevão Finger, presidente da ABEN RS Iride Caberlon, diretora da CNTSS Cláudia Franco e a presidente do Sindisaúde Pelotas Bianca D´Carla representando também a FEESSERS. Também estavam presentes o presidente do Sindisaúe de Santiago José Airton Clérice, o diretor financeiro da FEESSERS Carlos Weber e diretores e trabalhadores de Pelotas e Cruz Alta.
O evento segue até às 17h30min, tratando de sistematização da assistência de enfermagem na atenção primária à saúde; resolutividade3 do cuidado de enfermagem, dimensionamento de enfermagem e registros de enfermagem na atenção primária à saúde.