Ao receber os dirigentes da FEESSERS no dia 16 de maio, o Presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS não poupou elogios à categoria. Júlio Dornelles de Matos enalteceu a percepção dos trabalhadores em buscar a parceria com a patronal na busca de soluções conjuntas para os hospitais filantrópicos.
De acordo com ele, foi graças à mobilização da Federação e dos SINDISAÚDES que foram obtidas as 400 mil assinaturas e uma forte ação junto ao Governo do Estado e à Assembléia Legislativa para que a verba orçamentária da saúde saltasse para ao redor dos 10%. A luta, agora, explicou é para que o Governo Federal entre com mais recursos para a média e a alta complexidade.
O dirigente advertiu, no entanto, para os sinais que apontam para a alta inflacionária e para as dificuldades em conceder aumentos reais de salário.
Ao entregar o documento Pela Saúde do Estado aos representantes da patronal, o presidente da FEESSERS, Milton Kempfer, reconheceu os avanços obtidos em cinco anos de negociações que, segundo ele, zerou atrasos nas folhas de pagamento.
Ele enfatizou a necessidade de se criar uma faixa especial no Piso Regional para os técnicos que atuam no setor e ressaltou a disparidade entre, por exemplo, o salário de um técnico de contabilidade – em torno de R$ 2 mil – e de enfermagem, que fica em torno de R$ 700,00.
O documento contém reivindicações de melhores condições de trabalho dos profissionais que atuam nos hospitais, clinicas e laboratórios. Na pauta, quesitos como reposição total da inflação e aumento real; redução de jornada de trabalho; contratação de mais profissionais; fim do assédio moral e concessão de folgas, limitação das horas extraordinárias e fim da prática do Banco de Horas.
Ele também se refere às cláusulas sociais como manutenção de creches, extensão do período de licença-maternidade para seis meses; licença para tratamento de saúde de pais e filhos; atendimento e exames periódicos a fim de prevenir doenças de gênero e ocupacionais.
Além de Júlio Matos, os dirigentes da Federação foram recebidos pelos presidentes dos Sindiberfs de Porto Alegre, Oswaldo Balparda; do Vale do Taquari, José Clóvis Soares; do Vale dos Sinos, Elita Hermann, e do Vale do Rio Pardo, Celso Teixeira além da assessora jurídica, Cristiane Paim.
Rosa Pitsch (MTb-5015)