Mais de 120 trabalhadores provenientes de várias partes do estado participam nesta terça-feira, dia 09, em Brasília, do “Mobiliza Enfermagem”, que reúne cerca de 20 mil profissionais em marcha pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional e Palácio do Planalto.
Eles partiram em caravana, no domingo (07/04) em três ônibus para o Distrito Federal. Eles reuniram-se na frente da sede da FEESSERS no Bairro Bom, em Porto Alegre.
Para o presidente da Federação, Milton Kempfer, a participação da comitiva gaúcha é fundamental para pressionar os políticos a votarem o projeto. “O Rio Grande do Sul é um estado importante, que possui um dos maiores quadros de profissionais da saúde e tem que estar presente para ajudar a reduzir a jornada de trabalho”, salienta.
Para Kempfer, auxiliares, técnicos e enfermeiros gaúchos oferecem um dos cinco melhores atendimentos do Brasil à população, “mesmo com os problemas apontados pela categoria para executar as tarefas, a sobrecarga de trabalho e os baixos salários”.
O ato, que terá como objetivo mostrar a força da Enfermagem para que o PL 2295/00 seja votado ainda no primeiro semestre do ano é uma iniciativa do Fórum 30 horas Já!, integrado, além da CNTS, pela FNE, ABEn, Cofen, ANATEn e ENEEnf.
O Projeto de Lei 2.295/2000, de autoria do senador Lúcio Alcântara (PSDB/CE) – já aprovado no Senado e em diversas comissões da Câmara dos Deputados -, que está pronto para ir à votação em plenário, limita a jornada para os profissionais de enfermagem em 06 horas diárias e 30 semanais. Atualmente, a carga horária varia de 36 a 48 horas por semana.
A caravana foi organizada pela FEESSERS e SINDISAÚDES filiados e conta também com o patrocínio da CNTS.
Rosa Pitsch (MTb-5015)
Fotos: Paulo Corbett
Rosa Pitsch
Jornalista (MTb-5015)
(51) 9131-1079