Últimas Notícias

A PEC 241 É UMA ARMA DE DESTRUIÇÃO EM MASSA

A PEC 241 É UMA ARMA DE DESTRUIÇÃO EM MASSA
Quem afirma é o psicólogo Luís Carlos Bolzan

Esta afirmação é do psicólogo Luís Carlos Bolzan mestre em gestão pública, com ênfase em saúde. Para ele, que palestrou em São Borja no I Seminário sobre a Jornada do Trabalhador em Saúde, a PEC 241 é uma arma de destruição em massa que vem para varrer com todas as políticas públicas do país. O alerta aconteceu no dia 7, quando falou para um púbico atento e preocupado também com as consequências da aprovação desta PEC para os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. O evento foi promovido pelo Sindisaúde São Borja com apoio da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS – FEESSERS.

Com a limitação de gastos num prazo de 20 anos, apenas repondo inflação já teremos um déficit anual incalculável do sistema, avalia Bolzan. O também ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde Luís Bolzan observa que o Parecer Favorável desta PEC foi do Deputado Federal gaúcho Darcísio Perondi, alegando que não haverá prejuízos para a saúde. No entanto, disse Bolzan o resultado será um corte de 1/3 dos recursos.

Além disso, diz ele, precisamos lembrar que cada pessoa que nasce, morre, ainda está na barriga da mãe, ou sendo planejada, já é computada como custo. E é justamente para estas pessoas que o Plano para Pobre que está sendo gestado, será para pobres selecionados.

SUS Universal

Hoje, o SUS é o Único Plano de Saúde Universal, atende ricos e pobres.

GOLPE

O GOLPE em curso no país, alerta Bolzan foi contra todos nós. O pobre segundo ele é visto como o responsável pelo déficit da dívida pública. Já os especuladores, os detentores da dívida pública (só pra quem tem muito dinheiro), não entram nesta conta.
Nessa discussão de orçamento, o especialista observa que Custeio são os valores pagos (luz, água, pagamento dos salários, infraestrutura) e Investimento são valores para compras, ampliação dos espaços, compra de prédios, etc., ou seja, a parte rica e de maior interesse.

Diante destas questões e tantas outras, Bolzan afirma que somente com resistência e um forte embate poderemos barrar a aprovação final da PEC 241, e evitar este desastre. Para o mestre em gestão pública, ou defendemos nossos filhos e filhas, ou todas as gerações futuras estarão comprometidas.