Últimas Notícias

A SAÚDE NA UTI EVENTO NA OAB NACIONAL DEFENDE A MANUTENÇÃO DO SUS

O Diretor de Imprensa e Divulgação da FEESSERS, Emerson Pacheco, participa agora pela manhã em Brasília do ato promovido pelo Conselho Federal da OAB em defesa do financiamento para o Sistema Único de Saúde. Com o slogan “A SAÚDE NA UTI”. Como Diretor de Assuntos Culturais e Orientação Sindical da CNTS, ele toma parte da mesa, junto com o ministro interino da Saúde, Ricardo Barros e representantes dos Conselhos Federais de Medicina e de Enfermagem, Conselho Nacional de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
Promovido pela OAB Nacional, o ato tem como objetivo discutir a realidade atual de funcionamento do Sistema Único de Saúde, acesso e financiamento, tendo como premissa a defesa da cidadania, propostas e encaminhamentos.
Outro objetivo é o do debate da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, editada pelo Planalto, que prevê teto de gastos do governo federal pelos próximos 20 anos e acaba com a vinculação de verbas do Orçamento para as áreas da Saúde e Educação, o que representará diminuição dos gastos da União no setor da saúde.
O ministro Ricardo Barros, apresentou as prioridades da pasta, ressaltando que a busca por mais recursos para a saúde, aliada a melhores gastos, é missão de todos. Também afirmou que o governo busca formas de diminuir a judicialização da saúde, inclusive parceria com o Conselho Nacional de Justiça.
Entre as prioridades do ministério da Saúde, segundo Barros, estão melhoria na gestão e financiamento, aperfeiçoamento do sistema de informações e a interlocução com médicos e entidades, além de superar barreiras para funcionamento imediato de UPAS, UBS e ambulâncias.
O evento ainda conta com a presença de prestadores de serviço na área da saúde, profissionais e fornecedores além de parlamentares, membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, usuários do SUS e representantes da imprensa e da sociedade em Geral.