Últimas Notícias

ACREDITAÇÃO E INSEGURANÇA NO HCPA

No mesmo dia em que a comunidade do Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA) recebeu os avaliadores da Joint Commission International (JCI) em sua reunião final, morre, aos 38 anos de idade o funcionário da Manutenção do hospital, Giovani Menezes Varani. Ele foi vítima de acidente de trabalho ao receber uma descarga elétrica em um ambiente de confinamento. A ocorrência policial foi registrada na 10ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre. Giovani deixa uma filha de oito anos de idade.
O HCPA já conquistou, ao final de 2013, a Acreditação pela JCI e foi o primeiro hospital do Brasil e o terceiro na América do Sul a possuir o selo de acreditação concedido a hospitais que são também centros médicos acadêmicos.
Na prática, isso significa que os usuários, na sua maioria pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), podem contar com um hospital que segue padrões internacionais de qualidade e segurança, além de ser reconhecido pela excelência na pesquisa e educação médica.
A pergunta que fica é se os funcionários possuem os mesmos cuidados em sua segurança?
O diretor de Imprensa e Divulgação da FEESSERS, Emerson Pacheco, coloca em dúvida esta situação, uma vez que, entende que não foram cumpridas etapas relativas à Norma Regulamentadora 33 – que dita as regras de Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados.