O Comitê de Assuntos de Juventude, Gênero, Raça e Diversidade da FEESSERS vai iniciar uma série de visitas a convite dos SINDISAÚDES para divulgar a finalidade de sua existência. Dirigentes e representantes de 19 sindicatos reunidos na tarde do dia 13 de junho, na sede da Federação, também decidiram que será buscada na CUT-RS a possibilidade de formação para a promoção e defesa da dignidade e cidadania e proteção dos direitos dos segmentos LGBT.
A descentralização das atividades deve aproveitar a realização das reuniões de diretoria e, para isto, a direção da Federação vai intermediar os convites e a disponibilidade dos membros do Comitê. Na reunião de ontem, foram trazidos fatos ocorridos nos ambientes de trabalho, nos próprios sindicatos e no âmbito familiar a respeito do tema.
A idéia do Comitê é a de reproduzir, no âmbito dos sindicatos filiados, do reconhecimento, superação e reparação da discriminação histórica que enfrentam determinados setores da sociedade no mercado de trabalho, tais como mulheres, jovens, afro-descendentes, indígenas, minorias sexuais e pessoas deficiência e transmiti-los aos trabalhadores da saúde no estado para que eles ajam com respeito uns pelos outros e lutem contra todo o tipo de preconceito e discriminação no ambiente de trabalho.
A criação do Comitê foi decidida em 21 de agosto de 2008. Desde lá, o Comitê já realizou cinco eventos desde a sua criação: em 2009, o Seminário Semana da Consciência Negra; em 2010, o Encontro Estadual de Jovens da Saúde e em 2011, o Seminário Saúde: um Universo Feminino e o Encontro Estadual da Diversidade na Saúde. Em março deste ano, foi a vez do IEncontro Estadual das Mulheres Trabalhadoras da Saúde.
Rosa Pitsch (MTb-5015)