Últimas Notícias

CRUZ ALTA – 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Cruz Alta acontece ao longo do dia de hoje, 29/03, na Casa de Cultura Justino Martins. Estão presentes os presidentes da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS – FEESSERS, Milton Kempfer e do Sindiesca, Márcio Teixeira Barboza e a diretora do sindicato Clari Andrade Poncio. A promoção da conferência é da Administração Popular, via secretaria da saúde e conselho municipal de saúde.

Em seu discurso de abertura, o prefeito Vilson Roberto Bastos dos Santos lembrou que Milton Kempfer, natural de Cruz Alta foi o primeiro presidente do conselho municipal e presidente da primeira conferência municipal de Saúde de Cruz Alta. O fato também foi lembrado por Natália Steinbrenner, coordenadora do evento.

“A lembrança foi emocionante, porque essa luta pela saúde e defesa do SUS – Sistema Único de Saúde vem de longe e ainda estamos cruzando estradas em defesa dos trabalhadores e das comunidades que sofrem sem assistência”, comentou Milton.

OBJETIVO

O objetivo do evento é realizar debate sobre a saúde, pautando necessidades, mobilizando e estabelecendo diálogos sobre gestão do SUS. O tema da conferência é a Democracia e Saúde como Direito, consolidação e financiamento do SUS.

Os palestrantes são os seguintes: Veralice Maria Gonçalves – Saúde como direito; Sandra Sperotto e Cleonice Maria Poletto da Silva – Consolidação dos princípios do SUS e, Luis Carlos Ferreira Araújo – Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Para a secretária geral do Conselho Municipal de Saúde, Maria Ercília Martins, entre os principais objetivos “está a necessidade de pautar o debate da garantia do financiamento de quadros suficientes para o SUS. Garantindo assim, a saúde como um direito humano e sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme está previsto na Constituição Federal de 1988”, destacou Maria Ercília.

DELEGADOS

Ao final serão indicados os delegados que estarão representando Cruz Alta na Conferência Estadual que acontece de 24 a 26 de maio, em Porto Alegre. A Conferência Nacional será em Brasília, nos dias 4 a 7 de agosto.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
A imagem pode conter: 1 pessoa