Últimas Notícias

CUIDANDO DE QUEM CUIDA: EVENTO VAI UNIR OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL EM UMA MESMA AÇÃO

A FEESSERS, o SINDISAÚDE de Passo Fundo e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Passo Fundo, realizam nos meses de outubro e novembro ATIVIDADES INTEGRADAS DE PREVENÇÃO À SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM. Com o tema “CUIDANDO DE QUEM CUIDA: CUIDA MELHOR DO OUTRO QUEM CUIDA BEM DE SI”, o OUTUBRO ROSA e o NOVEMBRO AZUL serão trabalhados conjuntamente também pelos demais SINDISAÚDES. A decisão pela parceira com a UFFS foi tomada na reunião de diretoria da Federação nesta sexta-feira (09.09), em Porto Alegre.
Um dos principais pontos da campanha será a realização de um questionário para levantamento da situação de saúde dos trabalhadores(as) da saúde, cujo resultado o Curso de Medicina da UFFS transformará as ações em um Projeto de Extensão.
A ação conjunta terá lançamento no próximo dia 06 de outubro, uma quinta-feira, na nova sede própria do Sindicato, na Rua Eduardo de Brito, número 168, em Passo Fundo.
O Outubro Rosa e o Novembro Azul terão agendas específicas pelos demais sindicatos que farão parcerias locais e eventos individuais ou coletivos.
Para integrarem-se ao movimento, estão sendo convidados o COREN-RS, o Sindicato dos Enfermeiros, universidades e hospitais regionais ou locais e cursos técnicos voltados à área.
O público-alvo são trabalhadores da saúde e seus familiares, estudantes, docentes e técnicos das universidades e cursos técnicos. Estão sendo propostas pela Universidade Federal da Fronteira Sul outras ações como palestras sobre cuidados da saúde da mulher e do homem; intervenções culturais como peças teatrais; oficinas de promoção, autocuidado em saúde da mulher e orientações de acesso aos serviços de saúde. Também são boas ideias a instalação de barracas da saúde, mateadas e a criação/inauguração de um espaço de acolhimento e bem estar nos Sindicatos.
Para divulgar a ação, serão produzidos um folder educativo sobre a saúde da mulher e do homem e laços rosa e azul, entrelaçados, para lapela, sinalizando a adesão das pessoas ao movimento.
Dirigentes sindicais e trabalhadores da saúde seriam os agentes multiplicadores da campanha, oferecendo o folder e os laços entrelaçados para seus colegas, conversando com eles e orientando-os sobre a campanha conjunta.