No dia 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, as centrais sindicais brasileiras – CUT , Força Sindical, CTB, Intersindical, CSP-Conlutas, Nova Central, CGTB, CSB e UGT -, além das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, vão anunciar a data da greve geral que paralisará o país contra a reforma da Previdência de Jair Bolsonaro (PSL). A data indicativa para a paralisação é o dia 14 de junho.
Manifestações vão ocorrer em todo o Brasil. Conforme as entidades, é a primeira vez na história que as centrais sindicais brasileiras se unem em um ato unificado de 1º de maio, especialmente para lutar em defesa do direito à aposentadoria de milhões de brasileiros e brasileiras.
Em Porto Alegre, a concentração terá início às 14h, na Rótula das Cuias, que fica na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, ao lado do Parque da Harmonia. Às 15h, os manifestantes saem em caminhada na Orla do Guaíba, com faixas e cartazes, conversando com a população e coletando adesões ao abaixo-assinado das centrais contra a reforma da Previdência. Às 16h , será realizado um ato na Rótula do Gasômetro, que fica na Avenida João Goulart, perto da Câmara de Vereadores.
Confira a agenda de luta pelo RS
Porto Alegre
13h às 14h – Plenária da CUT-RS, no auditório da Fetrafi-RS
14h – Concentração na Rótula das Cuias
15h – Caminhada na Orla do Guaíba
16h – Ato na Rótula do Gasômetro
Caxias do Sul
14h – Ato nos Pavilhões da Festa da Uva
Bagé
15h30– Ato na Praça da Estação
Erechim
10h – Concentração no Bairro Atlântico
Passo Fundo
14h às 17h – Ato no Parque da Gare
Pelotas
14h às 18h – Ato com mateada e atividades artísticas na Praça Dom Antônio Zattera
Santa Maria
10h às 17h – Atividades com ato ecumênico, almoço coletivo, apresentações culturais, mateada, lançamento do Comitê Regional contra a Reforma da Previdência e ato público no Alto da Boa Vista, no bairro Santa Marta.
Ijuí
14h – Concentração seguida de ato na Praça Central
Santa Cruz do Sul
14h às 17h – Ato na Praça Getúlio Vargas
Santa Rosa
15h – “Mateada em Defesa da Previdência”, no Tape Porã.
Rio Grande
9h – ato em memória dos trabalhadores da Linha do Parque, no Monumento Angelina Gonçalves (Av. Presidente Vargas – em frente às capelas)
15h – Ato unificado contra a reforma da Previdência, no Rincão da Cebola.
Com informações da CUT-RS