Últimas Notícias

Feessers apoia plebiscito popular para reforma no sistema político brasileiro

Em reunião com sindicatos filiados na tarde desta quarta-feira (20), o diretor-presidente da Feessers, Milton Kempfer recomendou aos diretores sindicais presentes que realizem e divulguem o plebiscito popular para a realização de uma constituinte exclusiva que tem como objetivo uma reforma no sistema político brasileiro.

Conforme explicou Kempfer, mais de 100 entidades da sociedade civil e dos trabalhadores se reuniram e criaram um projeto de mudança do sistema eleitoral e político do Brasil, a PEC352/2013, que já contém a adesão de diversos deputados de vários partidos políticos.  Essas entidades propõe que o plebiscito popular aconteça do dia 1º ao dia 7 de setembro para que funcione como forma de pressão popular aos representantes públicos que aprovem essa PEC. O objetivo é colher mais de dez milhões de assinaturas em todo território nacional.

Ainda segundo Milton, esse plebiscito não tem valor legal, mas também vai pressionar os representantes públicos a realizar uma constituinte exclusiva que faça uma reforma profunda no sistema eleitoral e político brasileiro. Foram entregues aos sindicatos cerca de 25 kits contendo urna de votação, cédulas, atas de assinaturas e outros materiais de divulgação.

A Feessers entende que o atual modelo eleitoral, com financiamento privado e eleições individualizadas, favorecem a desvios éticos e a corrupção. Além de priorizar o projeto pessoal e não o projeto coletivo.