Últimas Notícias

Jussara Cony fala das políticas das plantas medicinais

A Política Estadual de Plantas Medicinais, Aromáticas, Condimentares e Fitoterápicos foi o tema do painel da vereadora e mestre em ciências farmacêuticas, Jussara Cony, durante o Seminário Interno sobre Medicina Alternativa, realizado no dia 31 de julho.

A especialista ressaltou a importância da implantação da lei que regulamenta o uso de plantas medicinais como recurso terapêutico, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS).

“É preciso pensar de forma integrada, quando se pensa na medicina com plantas. Através desta alternativa, trabalhasse também com culturas diferentes, com diversas religiões, como por exemplo, o candomblé e o Santo Daime. Isso tudo é conhecimento milenar”, destacou.

Para Cony, junto da implantação do projeto, também deve haver uma mudança acadêmica que contemple a utilização das plantas na medicina, proporcionando o equilíbrio do conhecimento popular com os ensinamentos acadêmicos. “É preciso mudar o currículo das academias, o ideal é o conteúdo comece a ser aplicado já no ensino fundamental. As crianças são peças fundamentais neste processo, já que influenciam fortemente os adultos”, afirmou.

 

Conhecimento de família

Descendente indígena, Cony conhece o manejo e os resultados das plantas medicinais desde a infância. “Tomei antibiótico pela primeira vez com 29 anos, antes disso, fui tratada somente de forma natural”, afirma a especialista.

Ainda de acordo com ela, foi a prática familiar que a incentivou explorar de forma acadêmica o uso das plantas. “Pude provar cientificamente as propriedades terapêuticas da Marcela, um conhecimento popular, que minha família já utilizava há muitos anos, por exemplo”, explica.

Graziele Corrêa – Mtb 14.890