Últimas Notícias

LAGOA VERMELHA – REUNIÃO DEBATEU O FUTURO DO HOSPITAL SÃO PAULO

Na manhã da quarta-feira (11/01) a presidente do SINDISAÚDE de Passo Fundo, Terezinha Perissinotto, participou no Hospital São Paulo (HSP) de uma reunião entre prefeitos de Lagoa Vermelha, Caseiros, Ibiraiaras, Capão Bonito do Sul e de representantes da Fundação Araucária, vereadores e secretários da saúde e técnicos da área, além de vereadores de Lagoa e funcionários do HSP. Terezinha enfatizou no encontro que os trabalhadores só voltarão ao trabalho quando tiverem os salários em atraso totalmente pagos. Segundo ela, a preocupação é que a Folha de Pagamento de cerca de R$ 300 mil mensais para os 118 funcionários não seja complementada às quatro parcelas de R$ 116 mil do governo do Estado para a Araucária.
Entre os encaminhamentos acertados no encontro estão o empenho dos prefeitos na questão política para fazer com que o Estado repasse o deve à Fundação e que a mesma pague os funcionários com as verbas esperadas. Também se decidiu que seja constituído um conselho administrativo com dois representantes de cada uma das prefeituras e da sociedade civil de Lagoa Vermelha, Caseiros, Ibiraiaras e Capão Bonito do Sul, além de representantes da comissão dos vereadores de Lagoa Vermelha, Ministério Público, Fundação Araucária e Hospital São Paulo.
Entre outras sugestões que surgiram, a de que o hospital possa ter outras formas de financiamento através da prestação de outros serviços, que hoje são comprados pelas prefeituras dos outros municípios, como exames e consultas. Isto poderia facilitar o transporte dos pacientes e auxiliaria o Hospital a ter outras formas de cobrir seus custos.
Os municípios responsabilizaram-se em organizar e especificar qual a demanda de cada um. O hospital responsabilizou-se em divulgar quais os serviços tem disponibilidade em realizar e criar uma tabela de valores para a compra desses serviços.
Os representantes irão reunir-se novamente na quarta-feira, dia 18/01, para apresentar os levantamentos e discutir com o Hospital São Paulo o que será resolvido.
Com fotos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Lagoa Vermelha.