Últimas Notícias

Participantes esquentaram a quarta plenária das 30 horas em Lajeado

As manifestações dos presentes na platéia deram um toque especial à Plenária Pública Sobre Jornada de Trabalho e Saúde do Trabalhador realizada pela FEESSERS em Lajeado na fria sexta-feira, 26 de julho, arrancando palmas e gritos da assistência. “Nós temos o poder da seringa”, disparou a enfermeira Heloisa Mello (UBS de Teutônia e SAMU de Lajeado). O alerta sobre a fadiga de várias jornadas da enfermagem, segundo ela, pode comprometer o trabalho de médicos e gestores. “É preciso lembrar que a união faz a força”, observou.
A enfermeira Jenifer Prass (Lar Santa Rita de Cassia) lembrou da falta de técnicos de enfermagem que as instituições já enfrentam e perguntou se a aprovação das 30 horas não agravaria ainda mais a situação.

O técnico Carlos Luiz Guever (dirigente do SINDISAÚDE de Lajeado e Vale do Taquari) disse ser a favor de um piso salarial e contra um segundo emprego. “Gostaria de ter um salário digno que me sustente,” observou o profissional que tem uma dupla jornada de 12 x 36 e de oito horas há dez anos.

Para o presidente do SINDISAÚDE de Santana do Livramento, Silvio Madruga; a diretora do SINDISAÚDE de São Gabriel, Leda Maria Carvalho, e o secretário geral da FEESSERS, Emerson Pacheco, o poder fiscalizatório deveria ser intensificado sobre as condições e as relações de trabalho da enfermagem.

O presidente do SINDISAÚDE DE Santa Rosa, Lino Puhl, convocou os colegas a pressionarem os deputados federais pela aprovação das 30 horas. Ele também cobrou da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Enfermagem que também abrace a luta pela criação de uma faixa específica dentro do Piso Regional para os técnicos de enfermagem.

O presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, o médico Sérgio Luiz Kniphoff, e o secretário da Saúde da cidade – fisioterapeuta – uniram-se em torno do apelo aos profissionais da enfermagem para divulgarem a luta da categoria. Este mesmo apelo foi feito pelas representantes da ABEN, Mirian Elizabeth de Camargo, e do COREN, Tatiane Pires Bernardes.

O evento contou com a participação do deputado estadual Valdeci Oliveira, coordenador da Frente Parlamentar Gaúcha; do presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo; do superintendente Regional do Trabalho Heron de Oliveira; do auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Edson Nunes da Cruz e da pró-reitoria de ensino da UNIVATES, Luciana Carvalho Fernandes.

A quinta e última Plenária Pública Sobre Jornada de Trabalho da FEESSERS será realizada no dia 06 de setembro em Passo Fundo.

Rosa Pitsch (MTb-5015)