DIREÇÃO DA SANTA CASA CHAMA SINDICATO PARA REUNIÃO URGENTE APÓS INTENSA MOBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES
Reunião será às 10h, na sala da administração, amanhã, dia 13 de setembro
Um dia após a oficialização da decisão de greve dos trabalhadores da Santa Casa de Pelotas e, da forte mobilização desta tarde, 12/09, a direção do hospital encaminhou ao sindicato um pedido de reunião amanhã, dia 13/09, às 10h, para tratar dos itens que levaram ao movimento grevista. A reunião será realizada na sala da direção, onde também foi entregue o documento com as reivindicações dos auxiliares e técnicos em enfermagem que estão desde agosto sem os seus salários.
Na pauta motivadora estão além do pagamento da parte final dos salários, o seguinte: não fechamento de leitos; compra de medicamentos em falta; uniformes para os funcionários; fim do assédio moral; alimentos para pacientes e funcionários; resgate das condições de trabalho, como a higienização adequada tanto para quem está doente, quanto para quem lida com a saúde; fechamento imediato do acordo coletivo de trabalho, entre outros fatores.
MOBILIZAÇÃO
O dia de hoje, diz a presidente do Sindisaúde Pelotas e Região – Bianca D´Carla “mostrou um pequeno reflexo do que será a mobilização ao longo da greve e, acreditamos que a direção já sentiu que os trabalhadores não estão dispostos a continuar nesta situação de penúria”. É muito triste, diz Bianca “ver famílias passando fome, sem poder pagar suas dívidas (aluguel, fone, luz, água), mas continuarem a trabalhar, tentando ajudar a manter a instituição, enquanto a contrapartida não vem na mesma proporção”.
Nesta tarde, disse a presidente, “estivemos em frente à Prefeitura de Pelotas e na Câmara Municipal, onde ouvimos do vice-prefeito Idemar Barz que os pagamentos para o hospital estão em dia, ao contrário do que foi dito pelo provedor Lauro Melo na reunião de ontem, 11/09”. Como acreditar na seriedade do processo, questiona Bianca, que fala em auditoria das contas, pauta também levada à Câmara.