Últimas Notícias

PORTO ALEGRE – FEESSERS ENCAMINHA AOS DEPUTADOS FEDERAIS ATENÇÃO ESPECIAL PARA A APOSENTADORIA DOS TRABALHADORES EM SAÚDE

A Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Rio Grande do Sul – FEESSERS encaminhou aos deputados federais um pedido de voto contrário ao projeto de Reforma da Previdência em andamento no Congresso Nacional, ou a exclusão da categoria dos trabalhadores da saúde, mantendo o direito a aposentadoria especial desses profissionais

Os motivos para este pedido, segundo o presidente da entidade, Milton Kempfer, se referem a dois grandes fatores: “a) atividade exercida em condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física. Considere-se também, que além da pressão psicológica, existe exposição a agentes, químicos, físicos e biológicos e, b) a Legislação exige a apresentação do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, o qual indica quais agentes são nocivos, dando direito ao trabalhador de aposentar-se ao completar 25 anos de atividade, com a média dos 180 melhores salários”.

Parece desnecessário dizer que, tanto na enfermagem, higienização e demais atividades hospitalares, seria um risco sério para a sociedade, que esses profissionais tivessem que atuar até os 60 anos, sendo mulher ou 65 anos sendo homem, complementa o presidente da entidade.

Também importante e da mesma preocupante, é o fato de que esta reforma retira do trabalhador aposentado a multa rescisória de contrato e, o direito ao depósito de FGTS. Sem dúvida, este é um prejuízo incalculável para quem se aposenta com salários baixos, como no caso da categoria da saúde.

Estamos falando de vidas e de pessoas que cuidam da vida de todos nós, diz Milton Kempfer e, portanto, é preciso que os deputados tenham um olhar especial sobre esta categoria.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, tela e escritório