Últimas Notícias

PORTO ALEGRE NO LANÇAMENTO DA FRENTE EM DEFESA DO SUS UM TRISTE DADO: MORTE DE TRABALHADORES DA SAÚDE

No último ano, no Rio Grande do Sul, quatro trabalhadoras da saúde perderam suas vidas, subitamente e em plena atividade, pressionadas por estresse e sobrecarga de trabalho. Duas delas, na base do SINDISAÚDE, em Soledade e em Passo Fundo. As outras duas colegas eram de Pelotas e Cacequi.

Este triste dado foi revelado ontem (20/03) à noite, durante o Lançamento da Frente em Defesa do Sistema Único da Saúde (SUS) pelo presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do RS (FEESSERS). Milton Kempfer disse ainda que a saúde do Brasil “é um filão muito cobiçado por grupos estrangeiros e que aqui no estado pelo menos 15 hospitais – prestes a fechar suas portas – estão na mira deles”. Ele acrescentou que em todo o pais, só um grupo norte americano já teria comprado 30 casas de saúde.

O Manifesto em Defesa do SUS, lançado ontem pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), diz que a tutela do sistema também “passa pela valorização dos profissionais que atuam na área da saúde pública em todas as esferas.” Ainda defende a implantação do SUS público, com rígido controle social e com atendimento de boa qualidade.

Para a CUT, o SINDISAÚDE de Passo Fundo – representado ontem pela diretora de Finanças, Terezinha Perissinotto, e os demais sindicatos do estado, a proteção do sistema, precisa ser uma das lutas prioritárias da sociedade brasileira.

O presidente o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Sasso Pigatto ressaltou a importância da participação do todos, tanto usuários e trabalhadores do SUS, nos conselhos municipais e estaduais da saúde a fim de enfrentar os governos em sua esfera de atuação que sempre procuram tirar recursos de importantes programas que envolvem o sistema: a água que bebemos, o alimento que comemos, a consulta no posto de saúde, a entrada na emergência, o acionamento da ambulância, medicamentos nos postos, o exame que previne o câncer, vacinas, curativos, etc. Todos são exemplos de como o SUS é importante em nossas vidas.

No evento realizado na Sala de Convergência Adão Pretto na Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre, também participaram dirigentes dos SINDISAÚDES de Alegrete, Caxias do Sul, Santiago, Cruz Alta, Porto Alegre e São Borja.s

No evento realizado na Sala de Convergência Adão Pretto na Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre, também participaram dirigentes dos SINDISAÚDES de Alegrete, Caxias do Sul, Santiago, Cruz Alta, Porto Alegre e São Borja.

Rosa Pitsch – assessora de imprensa do Sindisaúde Passo Fundo