Últimas Notícias

SÃO GABRIEL – UNIÃO: ESTA FOI A PALAVRA DE ORDEM NA ASSEMBLEIA DE LANÇAMENTO DA CAMPANHA SALARIAL UNIFICADA

União de forças. Essa foi a expressão que pontuou os discursos do presidente da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS – FEESSERS, Milton Kempfer, da diretora do Sindicato dos Enfermeiros do RS – SERGS, Cláudia Franco, do anfitrião do encontro – o presidente do SINDISAÚDE de São Gabriel – Cassimiro dos Santos Cruz, do presidente do SINDISAÚDE-RS, Arlindo Ritter, e também foi a proposta do supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estudos e Econômicos – Dieese, Ricardo Franzói.
Segundo eles, para enfrentar a falsa crise econômica, vendida pelo governo de Michel Temer, e que pretende aprovar no Congresso as reformas trabalhista e da Previdência, só a união de todos será a saída. Franzói afirmou que a luta dos trabalhadores da saúde não deve se dar só nas negociações da data-base da categoria, mas no ano todo.
Milton Kempfer convidou a categoria da saúde a multiplicar a mensagem de unificação e de combate às reformas contrárias aos trabalhadores junto aos familiares, vizinhos e às comunidades que atendem. “Os patrões e o governo tem a força do capital e da mídia comprada. Nós temos uns aos outros, temos a força dos nossos colegas e a força da nossa união”, enfatizou.
Cláudia Franco apontou para a grave situação enfrentada pelos funcionários de hospitais, mas observou que os mesmos hospitais que atrasam salários realizam obras. Ela convocou a todos para se contraporem ao desmanche do SUS que vem sendo realizado pelo governo federal privatista.
Dieese
A economista Daniela Sandi, assessora do Dieese, apresentou um trabalho sobre a importância dos trabalhadores da saúde na economia da Fronteira Oeste, a evolução do número de instituições de atendimento à saúde e a distribuição do emprego formal por setor e no setor de serviços de saúde. Nele, destacou que 5% da força de trabalho da região é ligada à área da saúde, tendo 4.424 vínculos formais no setor. Alertou que um estudo do Departamento aponta para a grande diferença entre o salário mínimo, de R$ 937,00, e a estimativa de R$ 3.900,00 ideais para sustentar uma família de quatro pessoas.

A imagem pode conter: 4 pessoas, área interna