Últimas Notícias

Westphalen toma posse na Assembléia prometendo debater a qualificação do SUS

Em seu discurso de posse, o novo presidente do Legislativo gaúcho, Pedro Westphalen, prometeu continuar a defender a bandeira da saúde: “o tema não se encerra na necessidade da reformulação da dinâmica do SUS, queremos contribuir para diminuir o passivo da desassistência”.

Em relação à qualificação dos serviços do SUS, Westphalen explicou que o tema será debatido nas comissões parlamentares, no Plenário e também em palestras e trabalhos em conjunto com outras instituições e com os governos estadual e federal.

Ao avaliar a sua chegada à presidência da Assembléia, Milton Kempfer, que dirige a FEESSERS, ressaltou a sua atuação sindical. “Ele ajudou a construir a estrutura sindical patronal da saúde no Rio Grande do Sul. Tem profundo conhecimento sobre o tema, postura democrática e trabalha pelo fortalecimento das instituições”.

Por tudo isso, Milton acredita que ele fará uma boa gestão no parlamento.

“A Federação tem uma relação de muitos anos com a deputado e, desta forma, esperamos que nossas demandas tenham mais facilidade de tramitação na Casa e que os problemas da categoria, maior espaço de debate”.

O deputado, que é diretor do Hospital Santa Lúcia de Cruz Alta, onde Kempfer é funcionário – citou o presidente da FEESSRS no seu pronunciamento, afirmando que sua convivência com Milton “representante dos trabalhadores da saúde, demonstra que, com as diferenças, podemos fazer a construção de um novo caminho”.

Médico formado em 1976, no Rio de Janeiro, ele realizou residência médica nos hospitais Conceição e Lazzaroto, em Porto Alegre, e assumiu a direção-geral do Santa Lúcia após concluir a pós-graduação em administração hospitalar. Em 88, ajudou na fundação de sindicatos patronais da região, a FEHOSUL, onde é vice-presidente, e a Confederação Nacional de Saúde, da qual fez partye da direção.

O deputado Aldacir Oliboni (PT), que assumiu a 2ª vice-presidência da AL, foi vice-presidente do SINDISAÚDE-RS e faz parte da Associação dos Servidores do Hospital Universitário São Lucas da PUC (Asehup).

Também prestigiaram a solenidade o secretário-geral da Federação, Emerson Pacheco, e o presidente do SINDISAÚDE-RS, Gilmar França.

Rosa Pitsch (MTb-5015)