Últimas Notícias

Plenária sobre jornada de trabalho na saúde lota Câmara em Cruz Alta

Em sua primeira Plenária Pública Sobre Jornada de Trabalho, a FEESSERS mostrou seu prestigio, quando lotou o Plenário da Câmara dos Vereadores para debater a jornada de trabalho da enfermagem.Entre as cerca de 150 pessoas presentes, mais de dezenas de trabalhadores  da Região de Cruz Alta, Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa compareceram ao evento. Também prestigiaram o ato, colegas e dirigentes de Pelotas, Bagé, Santa Rosa, Ijui, Porto Alegre, Cruz Alta, Santana de Livramento, Rosário do Sul, Alegrete, São Gabriel, São Borja, Cachoeira do Sul, Sapucaia do Sul, Caxias do Sul e Lajeado, além de duas caravanas de profissionais de Santa Maria e Canoas.

A Plenária debateu a excessiva jornada de trabalho dos profissionais da saúde, em especial a da enfermagem, e as consequências que isto traz para a segurança do paciente, do profissional e para a qualidade de vida do trabalhador da saúde.

Em seu pronunciamento, o presidente da FEESSERS, Milton Kempfer, a maioria dos profissionais da área cumprem jornadas de trabalho semanais que vão além da jornada máxima definida pela Constituição Federal, que é de 44 horas semanais. “E preciso lembrar que eles lidem com o bem maior do indivíduo, que é a sua saúde”, considerou.

Na ocasião, a conselheira do Coren-RS, Aline Veleda, salientou que uma das missões do Conselho é de unir a categoria e apoiar as suas lutas: “o Coren está na luta pela regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas, mas também na luta por um piso digno”.

“Os recursos hoje disponibilizados para a saúde não comportam a atual demanda por profissionais da saúde que, só hoje – de acordo com dados da OMS – está deficitária em 20%. Com a implantação das 30 horas para a enfermagem outros 20% a mais de trabalhadores seriam necessários”, observou o presidente do Sindicato dos Hospitais do Noroeste do Estado, Danilo José Perius. Para quem será preciso unir a patronal com as entidades dos trabalhadores a fim de alcançar financiamento para as 30 horas.

A presidente do SINDISAÚDE de Passo Fundo, Teresinha Perissinotto, foi aclamada pelos presentes ao revelar a tristeza de ver colegas da enfermagem se demitindo para se tornarem atendentes em postos de gasolina, balconistas de loja e caixas de supermercado. “Quero ver quem vai atender a população, pois daqui há pouco, não vai sobrar ninguém”, observou.

A presidente da Aben, Terezinha Valduga, concordou com Perissinoto. Para ela, a saída dos profissionais do setor deve ser preocupação não só da categoria, mas também dos gestores e do governo.

Para Gilmar França, presidente do SINDISAÚDE-RS, é preciso união e respeito entre os trabalhadores da categoria. “O técnico e o auxiliar de enfermagem tem que dizer para o enfermeiro – gestor da equipe – que não tem condições de cumprir todas as tarefas que lhe são repassadas. Estamos adoecendo e recebendo um salário de esmola, arcamos com responsabilidades demais e estamos no limite”, afirmou.

A diretora de enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria, Soeli Terezinha Guerra, afirmou não ser possível aceitar o discurso dos donos dos hospitais e dos gestores em geral que responsabiliza a enfermagem pelas dificuldades financeiras, “especialmente dos hospitais privados e filantrópicos com a implantação das 30h. Entendam que, por trás dessas falas eles querem manter a situação da carga horária desumana e salários precarizados”.

O deputado Valdeci Oliveira (PT), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem, disse que “regularizar a carga horária do profissional da saúde é garantir atendimento de saúde de mais qualidade para a população”.

Também compuseram a mesa o secretário de Administração de Cruz Alta, Fernando Justem, e sua colega, Carmem Gutierrez, da Administração, além do diretor da CNTS, Emerson Pacheco, da diretora do CNTSS, Teresinha Perissinotto, e do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Bilibio. Também estiveram presentes a enfermeira Claudia Santos, do SERGS, e o presidente da Assergh, Arlindo Cruz.

A próxima plenária organizada pela Federação será realizada no dia 12 de abril,  em Alegrete, onde participarão os SINDISAÚDES de São Gabriel, Rosário do Sul, São Borja e Santana do Livramento .

A Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem realizará no próximo dia 13 de março, às 15h, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, a sua primeira reunião de planejamento das atividades para o ano de 2013.

Rosa Pitsch (Mtb-5015)